Continua após publicidade

Para além da cadeirada: 3 coisas para prestar atenção nos debates

Neste episódio do CH na eleição, nós te explicamos a importância de assistir aos debates eleitorais e tudo que está em jogo a partir de agora

Por NAIARA ALBUQUERQUE 20 set 2024, 15h09
A

cadeirada que o candidato José Luiz Datena (PSDB) deu em Pablo Marçal (PRTB) no último domingo (15), durante o debate eleitoral entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, promovido pela TV Cultura, ganhou as manchetes dos principais jornais do país.

Mas, apesar disso, há uma série de detalhes que muitas vezes podem passar de forma despercebida em um debate eleitoral, mas que merecem muito a sua atenção – principalmente quando estamos falando de escolher os candidatos que vão nos representar nos próximos quatro anos na Câmara Municipal, né?

Pensando nisso, a CAPRICHO preparou uma série de vídeos explicativos sobre o que você precisa saber na hora de escolher um candidato que vai receber o seu voto. Neste primeiro episódio, falaremos sobre a relevância dos debates eleitorais. Eu sei, eu sei, eles podem parecem menos cool que a série do momento, mas te garanto que eles valem muito a sua atenção.  Desde a importância de escolhermos candidatos alinhados à pauta climática, segurança, direitos reprodutivos e como funciona o mandato de vereadores. Bora nessa, então?

  1. Preste atenção nas propostas dos candidatos

Pode parecer algo bobo, mas os debates eleitorais que estão sendo veiculados na TV são alguns dos poucos momentos que os candidatos têm para falar sobre as suas propostas e como elas poderão impactar o seu dia a dia.  Por isso, preste atenção se os candidatos tentam driblar o assunto ou até atacar os rivais. Apesar do que muitas vezes pode ganhar foco nas redes sociais, como o episódio da cadeirada, o foco em um debate deve ser o de apresentar propostas.

2. Foque nos fatos 

A gente sabe que quando o assunto é disputa eleitoral, há muitos ataques entre os candidatos, né? Daí a importância de se atentar aos fatos para saber se um dado ou história que o candidato conta é verdadeira. Aqui, vale fazer a boa e velha checagem de fatos para você não cair na onda das fake news – mesmo aquelas contadas ao vivo na televisão, combinado?

3. Observe como o candidato se refere aos jornalistas, ao público e, claro, aos rivais

Este é um ponto superimportante: a forma como um candidato se porta em público diz muito. Aqui, vale ponderar bem se candidato que ataca jornalistas, o público e outros candidatos vale o seu voto, viu?

Confira aqui o primeiro episódio do CH na eleição:

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

 

 

Anote na agenda: Os vídeos serão publicados às quartas e quintas-feiras das próximas semanas, sempre às 18h nas redes sociais da CH. Nesses encontros, falaremos sobre o que você precisa se atentar em um debate eleitoral, e como alguns temas são superimportante pra gente: como escolhermos candidatos alinhados à pauta climática, segurança, direitos reprodutivos e a relevância do mandato de vereadores estão entre os principais temas.

No primeiro turno das eleições, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Primeiro, a gente vota para o cargo de vereador, e, depois, para o de prefeito. Se você ainda tiver dúvida, a Justiça Eleitoral disponibiliza um Simulador de Votação. É só clicar aqui.

Publicidade