Felca lança passo a passo pra denunciar conteúdos de sexualização infantil

Após o impacto do primeiro vídeo sobre adultização de crianças, criador volta a falar sobre o assunto e ensina como denunciar casos nas redes.

Por Juliana Kataoka Atualizado em 23 ago 2025, 17h50 - Publicado em 23 ago 2025, 17h42

Depois do impacto do vídeo sobre “Adultização” – que já ultrapassa 48 milhões de visualizações no YouTube e impulsionou debates e mudanças sobre a proteção infantil nas redes, Felca acaba de lançar um novo material sobre o assunto. Desta vez, ele ensina, de forma objetiva, como denunciar casos de adultização e sexualização de crianças e adolescentes online.

No vídeo, o criador explica passo a passo como qualquer pessoa pode agir diante de conteúdos potencialmente criminosos.

Passo a passo para denunciar:

  1. Acesse o site comunica.pf
  2. Clique em “Abuso sexual infantil em ambiente cibernético”
  3. Reúna todas as provas possíveis — quanto mais, melhor
  4. Inclua arquivos, links e capturas de tela relacionadas
  5. Mostre a data da gravação nos prints
  6. Envie os arquivos — e pronto, denúncia feita


Felca reforça que não há motivo para ter medo: se a denúncia for enviada ao órgão errado, a própria Justiça a redireciona. Ele cita o artigo 227 do ECA, que determina ser dever da família, da sociedade e do Estado proteger, com prioridade absoluta, os direitos da criança e do adolescente. “Quem tem que ter medo é o criminoso”, diz.

O primeiro vídeo sobre adultização marcou o início da mobilização do influenciador pela proteção de crianças e adolescentes online. Nele, Felca mencionou casos como o de Hytalo Santos, que ganhou milhares de seguidores ao aliciar jovens para produzir conteúdo sexualizado, como o de Kamylinha. Ele também expôs o chamado “Algoritmo P” – mecanismo das plataformas que favorece conteúdos com potencial de sexualização infantil, bastando mínimas interações para que sejam exibidos de forma predatória.

Continua após a publicidade

O impacto foi imediato: o conteúdo aumentou as denúncias formais, reacendeu o debate sobre a responsabilidade das big techs, impulsionou projetos de lei e até foi usado como argumento na aprovação no Congresso do chamado ECA Digital, texto agora segue para o Senado. Felca chegou a ser convidado para participar de debate na casa sobre a proteção de crianças nas redes, mas recusou por não querer se vincular a nenhuma ideologia partidária.

No encerramento do novo vídeo, o influenciador reforça que denunciar é um ato de proteção coletiva. “Querer mudança não é suficiente. Denuncie quando vir algo errado. Acredite na Justiça.” Felca considera positiva a repercussão do vídeo, mas direciona o protagonismo para quem denuncia, defendendo que a movimentação é essencial para garantir menos traumas, menos abusos e mais adultos que se mobilizam pelo que é certo.

Publicidade