Bia Souza conquista o 1º ouro do Brasil na Olimpíada de Paris
Na categoria acima de 78kg, a judoca brasileira levou a melhor contra a israelense Raz Hershko
A judoca Bia Souza fez história nesta sexta-feira (2) ao conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Paris. Aos 44 segundos de luta, Souza conseguiu encaixar um waza-ri contra a israelense Raz Hershko, na categoria acima de 78 kg, e se consagrou campeã.
Depois de ter batido a francesa Romane Dick, considerada a número 1 do mundo na semi-final, a atleta brasileira conseguiu levar a melhor contra a número 2 do mundo na final, a israelense Raz Hershko.
Campeã olímpica, sim
Logo após a luta desta sexta, Souza chorou copiosamente, claramente emocionada pela conquista: “Sou campeã olímpica”, disse. E é mesmo <3
A trajetória de Bia no esporte se iniciou aos sete anos, quando começou a praticar judô em Peruíbe, no litoral paulista. De lá pra lá, ela já foi três vezes medalhista no Mundial de Judô, com uma prata e dois bronzes. Além disso, ela foi cinco vezes campeã nos Jogos Pan-Americanos e quase chegou a representar o Brasil nos jogos de Tokyo. eM 2023, ela foi considerada a melhor judoca do Brasil, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Tudo isso aos 25 anos, tá?