Adolescente de 13 anos morre em operação de policiais no RJ

Família de Thiago Menezes Flausino contesta versão da PM e diz que corpo do menino foi encontrado com mais de 5 tiros

Por NAIARA ALBUQUERQUE Atualizado em 29 out 2024, 18h27 - Publicado em 7 ago 2023, 14h27

Um adolescente morreu na noite deste domingo (6) durante uma operação de policiais militares na cidade de Deus, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A vítima, Thiago Menezes Flausino, tinha apenas 13 anos.

Familiares de Flausino acusaram os PMs de terem alterado o local do crime com a simulação de uma troca de tiros.

O perfil da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no Twitter escreveu, por sua vez, que ”um criminoso ficou ferido ao entrar em confronto com policiais. (…) Com ele, uma arma de fogo foi apreendida. A ocorrência está em andamento”.

Segundo informações do programa Bom dia Rio, que conversou com a tia de Thiago, Nathaly Bezerra Flausino, os policiais encontraram dois jovens, entre eles Tiago, e deram ”muitos tiros neles”. ”Meu sobrinho é pequeno, tem corpo de criança, e está com mais de 5 tiros espalhados pelo corpo. Muito tiro em uma criança de 13 anos”, relatou ao programa.

Câmera em farda policial com viatura ao fundo
Mortes de adolescentes reduziram drasticamente após PMs começarem a utilizar câmeras em suas fardas Rovena Rosa Agência Brasil/Reprodução
Continua após a publicidade

Por que policiais não estavam usando câmera?

Além da ação suspeita dos PMs, os moradores e parentes de Thiago relataram que nenhum dos policiais usavam câmera na farda na hora do tiroteiro. Como nós da CAPRICHO já mostramos, a utilização de câmera na farda de policiais ajuda a entender o que aconteceu de fato durante uma ação policial.

Em São Paulo, a utilização de câmeras por policiais entre 2017 e 2022 diminuiu em 80,1% a mortalidade de adolescentes.

Publicidade