Você sabe de onde veio a inspiração para criar estas bolsas famosas?

Grande amor, musa de estilo, cachorro de estimação e outros casos curiosos serviram como ideias para designers da moda

Por Thais Varela Atualizado em 1 dez 2020, 16h11 - Publicado em 1 dez 2020, 16h00

Alguns modelos de bolsas se tornaram icônicos. Chanel, Hermès, Dior… As grandes marcas internacionais possuem as suas versões clássicas que entraram para a história da moda e, temporada após temporada, continuam fazendo sucesso ao redor do mundo.

Além de lindas e cheias de estilo, muitas dessas bolsas têm uma história curiosa por trás de suas criações. Da inspiração que vai de um grande amor a um cachorrinho de estimação, descubra os casos inusitados que cercam os modelos abaixo.

Bolsa Kelly, da Hermès

Bolsa Kelly, da Hermès
Bolsa Kelly, da Hermès Divulgação/Reprodução

Um dos modelos mais luxuosos e elegantes da Hermès foi nomeado a partir de Grace Kelly. Criada em 1930, a bolsa de couro com formato de trapézio originalmente não era associada à atriz. Porém, em 1956, quando já havia se tornado princesa de Mônaco, Grace Kelly usou a peça para esconder a sua barriga de gravidez dos paparazzi. As fotos do momento rodaram o mundo e o acessório ficou conhecido como a “bolsa Kelly”, e então passou a ser nomeado dessa forma também pela marca.

Grace Kelly em 1956 com a sua bolsa Kelly, da Hermès
Grace Kelly em 1956 com a sua bolsa Kelly, da Hermès Howard Sochurek/The LIFE Picture Collection/Getty Images

Bolsa Birkin, da Hermès

Bolsa Birkin, da Hermès
Bolsa Birkin, da Hermès Divulgação/Reprodução

Além do modelo Kelly, a grife francesa também nomeou uma bolsa em homenagem à Jane Birkin, e a história de como isso aconteceu é bastante curiosa. Em 1983, por coincidência, a atriz e o CEO da Hermès da época, Jean-Louis Dumas, se encontraram em um voo que ia de Paris a Londres e começaram a conversar. Durante o bate-papo, Jane revelou que era difícil achar uma bolsa com o tamanho ideal para carregar todas as coisas de que precisava, inclusive as mamadeiras de sua pequena filha, Lou. Então, o executivo prometeu que criaria o acessório perfeito para ela.

A partir desse encontro, nasceu a bolsa Birkin, com 40 centímetros de comprimento para que as mulheres conseguissem levar consigo tudo o que precisassem. Desde o seu lançamento, em 1984, o acessório ganhou diversas versões, com novos tamanhos, cores e materiais, e se tornou o modelo favorito de várias celebridades, completando os looks de personalidades como as irmãs Kardashian e Rihanna.

Jane Birkin
Jane Birkin acques Haillot/Apis/Sygma/Sygma/Getty Images

Bolsa Boy, da Chanel

Bolsa Boy, da Chanel
Bolsa Boy, da Chanel Divulgação/Reprodução

A bolsa retangular com alça de corrente foi criada em 2011 por Karl Lagerfeld e nomeada em homenagem a Arthur Capel, que tinha o apelido de “Boy”, um dos grandes amores de Gabrielle Chanel. A designer francesa e o britânico se conheceram através de amigos em 1909 e pouco tempo depois começaram um romance. O estilo de Boy inspirou Chanel de diversas formas, e ele a ajudou a divulgar suas criações apresentando a ela pessoas influentes e a aconselhando sobre seus negócios. Apesar da paixão, ele se casou com outra mulher. Mesmo assim, o relacionamento dos dois se manteve até a morte de Arthur em um trágico acidente de carro em 1919.

Coco Chanel e Arthur "Boy" Capel na praia em 1917
Coco Chanel e Arthur “Boy” Capel na praia em 1917 Apic/Getty Images

Bolsa Jackie, da Gucci

Bolsa Jackie, da Gucci
Bolsa Jackie, da Gucci Divulgação/Reprodução

Jacqueline Kennedy, que foi casada com o ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, era um ícone de estilo e, inspirada nela, a Gucci nomeou um de seus modelos mais famosos. Lançada nos anos 1950, a história contada é que, após a ex-primeira dama usar a bolsa para se esconder dos fotógrafos na década de 70, a marca italiana decidiu mudar o nome do acessório para homenageá-la.

Criada inicialmente em duas versões de tamanho médio, uma em couro e outra em tecido, o modelo de ombro tem como símbolo o seu fecho com pequenas alças que se encontram no centro da peça. Desde então, ela já ganhou várias releituras e até hoje está entre os sucessos da grife.

Continua após a publicidade
Jacqueline Onassis em Nova York, nos Estados Unidos, em 1981
Jacqueline Onassis em Nova York, nos Estados Unidos, em 1981 David McGough/The LIFE Picture Collection/Getty Images
  • Bolsa Lady Dior, da Dior

    Bolsa Lady Dior, da Dior
    Bolsa Lady Dior, da Dior Divulgação/Reprodução

    Inspirada também em uma mulher que foi símbolo do seu tempo, este modelo foi nomeado em alusão a ninguém mais, ninguém menos do que a princesa Diana. Originalmente, a peça foi lançada em 1994 sem nenhum nome. Após ter sido dada de presente a Lady Di pelo presidente e pela primeira dama da França durante uma visita dela ao país, Diana imediatamente virou fã do acessório e a Dior decidiu rebatizá-la em sua homenagem.

    A princesa gostou tanto do modelo que encomendou diferentes versões dele ao longo do tempo. A partir disso, ela passou a ter uma relação muito próxima com a Dior, que se tornou uma das suas marcas favoritas.

    Princesa Diana em Liverpool, no Reino Unido, em 1995 com a sua Lady Dior
    Princesa Diana em Liverpool, no Reino Unido, em 1995 com a sua Lady Dior Tim Graham Photo Library/Getty Images

    Bolsa Bobby, da Dior

    Bolsa Bobby, da Dior
    Bolsa Bobby, da Dior Divulgação/Reprodução

    Recentemente, a Dior criou uma nova bolsa inspirada em uma figura especial para a marca. Porém, desta vez, não se trata de uma pessoa, mas sim do cachorro de estimação de Christian Dior, o Bobby. O modelo, que foi lançado no desfile de outono/inverno 2020, faz referência ao grande amor que o designer tinha pelos cães, principalmente por Bobby, que era seu favorito. O animal foi homenageado diversas vezes por ele ao longo de sua carreira, servindo de inspiração até para uma edição especial do perfume Miss Dior, em 1952, que trazia o frasco em formato de cachorro. Fofo, né?

    View this post on Instagram

    A post shared by Dior Official (@dior)

    Gostou de saber mais sobre as bolsas icônicas?

    Já segue a CH nas redes sociais?
    INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

    Continua após a publicidade
    Publicidade