10 tendências dos anos 90 que estão de volta à moda atual
Roupas, estilos e acessórios da década que fazem sucesso no street style de hoje - e muitas delas não devem ir a lugar algum por um bom tempo!
Não é novidade que a moda é cíclica e, portanto, várias tendências de décadas passadas frequentemente retornam ao radar das marcas nas passarelas e das fashionistas no street style. Hoje, os anos 1990 e 2000 estão muito em alta, com peças e estéticas que fazem parte do nosso dia a dia, que bombam nos festivais de música e que ainda devem permanecer nos holofotes por bastante tempo. Selecionamos 10 delas para você relembrar e, quem sabe, dar uma chance a alguma nos seus próximos looks, né?
10 tendências dos anos 90 que estão de volta à moda
Modelagem cargo
Já faz um tempo que a calça cargo, que possui um shape oversized e bolsos grandes nas laterais, voltou a bombar – e tudo indica que para ficar de vez. Nesta temporada, o que retorna também com grande força é a polêmica saia na modelagem cargo. Você curte?
Ver essa foto no Instagram
Corset
Com os designs icônicos de Vivienne Westwood e Jean Paul Gaultier, o corset, que tem uma história antiga na moda, se tornou uma peça mais popular. E a gente nem precisa falar que ele é uma das maiores febres do momento, né? Inclusive, as silhuetas vintage são bem queridinhas!
Vestido sem alças
Se você acompanha a moda das ruas e os lançamentos do varejo, com certeza deve ter visto uma enxurrada de looks com blusas e vestidos sem alças nos últimos meses. E essa modelagem era bastante comum na década de 1990, como mostrou o icônico desfile de outono-inverno do Tom Ford para a Gucci em 1996. Até Hailey Bieber apostou em um visual minimalista com um vestido sem alças no Grammy de 2022, lembra?
Estética grunge
O movimento grunge é conhecido por ter nascido nos anos 1980 com a cena alternativa da música em Seattle, nos Estados Unidos, tendo a banda Nirvana como grande representante, e, na década seguinte, extrapolou as fronteiras e, como forma de comportamento, atingiu também a moda e as passarelas. Na época, alguns estilistas se inspiraram no estilo que tinha uma veia rebelde e desenvolveram suas próprias criações, como Marc Jacobs e Anna Sui. Hoje, a estética conquistou a geração Z e faz seu comeback por meio da estética fairy grunge, de truques de styling, como sobreposições inusitadas, e de peças marcantes, como camisas xadrez, botas pesadas, suéteres despojados, recortes… A cara da Willow Smith!
Ver essa foto no Instagram
Polainas
As polainas de tricô eram uma febre da estética esportiva tão famosa dos anos 1980, mas em cores vibrantes e neon que fizeram sucesso naquele período. Elas perduraram durante os anos 1990 e 2000, e agora, com o surgimento do balletcore, aparecem principalmente em versões mais minimalistas em tons como bege, preto e off white.
Bolsa baguete
As bolsas de alça curta, feitas para usar nos ombros, viveram um boom no final dos anos 90, quando o icônico modelo da Fendi foi criado, e no início dos anos 2000, tanto é que fazem parte do que conhecemos como estética Y2K, que mistura elementos dessas duas décadas.
Mocassim
O mocassim é mais um clássico dessa lista que tem uma história muito antiga e, após ter perdurado por tanto tempo na moda, é improvável que algum dia caia em completo desuso. A Gucci lançou o seu primeiro modelo em 1953, elevando o sapato para o nível de luxo, e, desde então, criou versões de acordo com as tendências que foram surgindo. O loafer vem do armário tradicionalmente considerado “masculino” e, nos anos 90, surgiu em designs mais robustos, com plataformas tratoradas, compondo o que conhecemos como estilo preppy. Hoje, outro modelo bastante desejado é o da Prada.
Óculos de sol futuristas
Os óculos de armação futurista, tanto no preto quanto em versões metalizadas, vieram dos anos 1990 para invadir os festivais de música atuais – e devem continuar com tudo em 2023, viu?
Piranha de cabelo
Para citar alguns acessórios de beleza, não poderíamos deixar de incluir nessa lista as piranhas de cabelo que, durante a pandemia de Covid-19, tiveram vieram à tona devido à grande valorização do conforto. E, mesmo depois, elas continuam como uma queridinha do street style para fazer penteados descontraídos com efeito “bagunçadinho”.
Scrunchies
Conforme observamos nas ruas da semana de moda de Londres, o scrunchie não foi a lugar algum e é uma excelente pedida para prender o cabelo e dar um toque fofo ao visual, sabe?
E aí, qual dessas tendências dos anos 90 você usa hoje em dia ou pretende aderir?