Saiba como surgiu a língua dos Rolling Stones, símbolo icônico da moda
O logo, que está completando 50 anos, já estampou muuuitas camisetas!
A famosa boca vermelha com a língua pra fora é uma das figuras mais emblemáticas da moda e do rock mundial. Você conhece a história por trás dela?
Em 1970, o grupo Rolling Stones, a fim de encontrar um artista que pudesse criar um pôster para uma turnê européia, contataram a universidade britânica Royal College of Art, que indicou o designer John Pasche para o trabalho. Então, Mick Jagger, vocalista da banda, se encontrou com o estudante, que estava fazendo mestrado na época, para apresentar sugestões.
O cartaz da turnê agradou tanto que os integrantes do grupo encomendaram um logo para a banda. A versão final do símbolo ficou pronta em 1971, quando estreiou no álbum Sticky Fingers. A inspiração de Pasche foi a língua de Kali, uma deusa hindu, e o desenho provocador simbolizava protesto. “É o tipo de coisa que as crianças fazem quando mostram a língua pra você. Esse foi o principal motivo para eu acreditar que iria bem”, disse o artista, segundo uma repostagem do New York Times.
Ah, e ao contrário do que muita gente pensa, a criação não foi, pelo menos intencionalmente, pensada para representar os lábios carnudos de Mick Jagger, apesar de terem uma grande semelhança, né? Hahaha!
Depois disso, o logo se tornou conhecido no mundo todo e o desenho original foi vendido ao Victoria & Albert Museum por US$ 92.500 (o que hoje equivale a cerca de R$ 485 mil) em 2008. Este símbolo ultrapassou fronteiras e fala por conta própria, o que também acontece com outras imagens icônicas, como o logo do McDonald’s, da Nike e de algumas outras marcas.
Em 2020, a língua dos Rolling Stones completa 50 anos. Acredita?! Ela já estampou (muitas!) camisetas e ganhou variações com cores diferentes, bandeiras de países, piercings e muitas outras ideias… Apesar de existir há tanto tempo, é claro que ela ainda continua sendo icônica!
E aí, você já tinha ouvido falar dessas curiosidades?