Saiba como cuidar das suas peças de crochê neste verão
O crochê exige cuidados especiais na hora de lavar e de secar para garantir que ele dure mais, preservando sua qualidade, forma e cor
os looks de verão, o crochê é a técnica que transforma qualquer um em uma produção estilosa e autêntica — e não estamos só falando de peças de roupa, tá? Com a agulha de crochê, é possível criar padrões de costura diversos e modelagens mais vazadas, como uma rede de pesca, ou mais justas, como croppeds, saias, vestidos, shorts e calças.
Essa ampla variedade de costuras também possibilita que o crochê crie desde roupas a acessórios, como lenços, toucas e bolsas. É por isso que a técnica se transformou na queridinha do verão, incrementando qualquer visual
Como lavar suas peças de crochê?
Por serem costuradas à mão em um processo delicado, o ideal é não lavar as peças de crochê na máquina de lavar, e sim na mão. No próprio site da Ypê, o indicado é diluir sapão em um balde com água e deixar a peça de molho por de 15 a 20 minutos. Após esse tempo, você pode retirar as peças do balde e esfregar delicadamente.
Em água corrente, enxague o sabão e esprema o restante da água. Para secar, o melhor é apoiar a peça em um suporte ou sobre o varal de chão, na horizontal, já que secar no varal, ao sol e com prendedores pode danificar a peça.
Agora, se o seu crochê estiver manchado, a indicação é diluir 1 xícara de vinagre de álcool em 10 litros de água e deixar o modelo de molho por 20 minutos. Depois de tirar dessa mistura, aplique um pouco de sabão, esfregue com delicadeza, exágue e coloque ela para secar do jeito indicado anteriormente. O vinagre vai conseguir tirar a mancha sem deixar a cor desbotada.
Dicas para prolonguar o tempo de vida do crochê
Além das dicas de como lavar o seu crochê sem estragá-lo, alguns cuidados especiais também podem preservar a vida da sua peça, garantindo que ela dure com mais qualidade por mais tempo. Ao escolher o sabão, por exemplo, o ideal é priorizar o sabão neutro, já que outros compostos mais agressivos podem prejudicar as linhas.
Na hora de guardar o seu crochê no armário, a Círculo, marca de fios, indica que você esqueça os cabides, prendedores ou qualquer suporte que deixe a peça na vertical, o que pode esticá-la. Outro inimigo conhecido destes itens é o sol: ele pode estragar sua roupa. Por isso, o ideal é sempre secá-las na sombra e ao vento e, se for preciso usar o ferro de passar, nunca o pressione muito sobre a superfície do crochê, nem o deixe muito quente, cosas que também farão ele esticar.
E aí, já anotou as dicas para garantir a preservação mais segura do seu crochê?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Eleven morreu no final de Stranger Things? Diretores explicam o desfecho
Calendário astrológico de janeiro pede calma, coragem e autocuidado





