Quais foram os tênis mais desejados de 2024, segundo este relatório
Pesquisa da plataforma de revendas StockX mostra que modelos esportivos e retrô foram as tendências do ano
uais foram os tênis que mais fizeram sucesso e despertaram interesse em 2024? Uma nova pesquisa do StockX, site americano de revenda de itens de moda, divulgada neste mês, faz um balanço dos modelos mais desejados do momento em um relatório que é divulgado a cada trimestre do ano.
Desta vez, a plataforma registrou algumas movimentações importantes para o mercado ao comparar suas buscas internas de janeiro a outubro de 2024 com o mesmo período em 2023. Os resultados revelam que a Asics é a marca de tênis que tem crescido mais rápido em termos de popularidade ao longo do ano, em especial com o Gel-1130, que teve sua procura aumentada em 1.074%. Ao lado dela, a Puma também ganha destaque, com foco nos modelos Speedcat e Palermo.
A lista também mostra que as silhuetas retrô que tanto bombaram nas ruas devem continuar em alta, isso porque as buscas e trocas por elas não param de subir. A procura pelo Onitsuka Tiger Mexico 66, por exemplo, teve um aumento de quase 850% ao longo do último ano, enquanto, depois do sucesso do Samba e do Gazelle, agora o Spezial, também da Adidas, cresceu em 543%.
Os tênis de performance, que trazem um visual mais esportivo, não ficaram de fora. Seja para correr, fazer uma atividade física ou usar no dia a dia, itens dessa categoria também tiveram um aumento expressivo nas pesquisas do StockX, como o Adidas AE 1, em colaboração com o jogador de basquete Anthony Edwards, o Nike P-6000 e a marca On Running no geral, com um crescimento de 180%.
A plataforma ressalta o desejo que ainda existe entre seus consumidores por modelos da Nike que vimos muito nos últimos três anos, sendo eles o Jordan 4 e o Dunk Low. Segundo o StockX, esses tênis estão nas wishlists de fim de ano de muitos compradores.
Olhando para esses dados, conseguimos apostar em algumas previsões de tendências para 2025, como a de que os tênis tipo ‘chuteira’ devem continuar com tudo, assim como os modelos da estética athleisure mais robusta originalmente designadas para o esporte.