Provavelmente você já percebeu que a obsessão do momento no mundo da moda são as peças rendadas, né? A renda está de volta, mais forte do que nunca e em looks inesperados. Tanto no street style do dia a dia, quanto em festivais de música, vemos essa tendência em peso, saindo da ideia original de pura sensualidade para trazer um ar mais descolado.
A renda brinca com o passado e o presente de diversas formas. Quando pensamos em looks rendados, é possível que venha à cabeça uma estética da última década, do tempo da sua avó ou até mesmo da idade média. Hoje, a vemos em composições mais modernas e que fogem do óbvio. Inclusive, vimos bastante no último fim de semana do The Town, viu?
História da renda
Especula-se que a renda foi do Oriente para o Ocidente durante as Cruzadas no século XVI. São dois tipos de técnicas que deram origem às rendas como conhecemos nos dias atuais. A renda de bilro, que surgiu na Bélgica, é feita de vários fios, cada um preso a um tipo de agulha grande de madeira, e uma almofada como molde. Já a renda de agulha tem origem em Veneza e é criada a partir de voltas do fio, que tem uma parte presa à agulha e outra à base. Essas técnicas são usadas até hoje!
Durante o reinado da Catarina de Médici, na Itália, e na Corte Francesa, a renda era artigo de luxo e só a nobreza podia usar. No Brasil, foi introduzida pelos colonizadores e tornou-se uma técnica e arte muito popularizada no Nordeste.
A tendência
Desde o ano passado, marcas voltaram a apostar na renda em peças mais românticas e até com referências dos anos 2000, como é o caso da Valentino e da Versace. O início da renda como tendência promissora foi no começo do ano com o desfile da Mugler na semana de moda de Paris.
Os looks ficam mais interessantes quando a renda entra como uma composição inesperada, seja em um visual mais street ou mesmo em um mais elegante. A meia-calça rendada é um clássico, mas e se a peça-chave for um vestido ou uma calça? Os visuais de celebridades e fashionistas nos mostram sugestões de como investir na febre da vez!
E aí, você pensa em dar uma chance a essa tendência?