Projeto reúne 5 marcas para celebrar ancestralidade na Casa de Criadores
Etiquetas independentes de diferentes regiões do Brasil levam suas histórias e raízes em desfile organizado pela Kenner
projeto ‘Eu vim de lá’ foi apresentado pela Kenner na Casa de Criadores na última quarta-feira (10), levando à passarela cinco marcas independentes nascidas em periferias de diferentes regiões do Brasil, com o intuito de dar espaço a potências que representam a moda em suas diversas expressões.
A iniciativa começou em setembro deste ano com o primeiro concurso de moda da marca, inspirado na trajetória de Anitta, artista criada em Honório Gurgel, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O desfile foi composto pelas marcas iLoostre, da Bahia; a .pormenor, da Zona Norte do Rio; a carioca ÈSSIS; a Ventana, fundada em Santa Catarina; e, por fim, a Labo Young, do Pará.
“A coleção tinha que ser ‘Eu vim de lá’, então tudo começou de onde viemos, e viemos de nossas mães. Esse foi o primeiro passo”, afirma Miguel, um dos fundadores da etiqueta que usa seu sobrenome. “Utilizamos a alfaiataria que já vem da nossa família, e, sabendo da trajetória da Anitta, juntamos com a história da família dela, que também utiliza desse segmento, e assim surgiu esse match“, completa Alexandre.
Outro carioca que marcou presença foi Bernardo Cordeio, criador da .pormenor, marca essencialmente suburbana, nascida e criada na Zona Norte da cidade: “A coleção ‘Eu vim de lá do pecado’ é como eu acho que o Rio de Janeiro é visto lá de fora. A minha proposta nesse projeto é oferecer a perspectiva de sobrevivente do subúrbio e trazer o Rio como essa terra do pecado.”
A marca trouxe elementos da cultura dos bate-bolas, gorilas de saco e promoveu o futebol na passarela, reforçando a mensagem de que é um dos esportes mais democráticos. Elementos espirituais, como Adinkras, também estiveram presentes nas peças.
Representando a Bahia, a iLoostre, vencedora do concurso no Rio, enalteceu a ancestralidade e o legado das ganhadeiras, que usavam muitas joias como forma de comunicação visual e acúmulo de bens para comprar euforia e terrenos: “Essa história me atravessou e fiquei muito inspirada por elas para fazer as minhas joias de negona”, conclui Loo Nascimento, fundadora da marca.
Além disso, ela também referenciou as cores da bandeira de seu estado, adicionando o marrom das peles retintas e o prateado das joias crioulas. O primeiro look a desfilar foi desenvolvido artesanalmente com os acessórios da marca, se relacionando à Kenner por meio da mesma obra manual que deu um charme às sandálias.
Já a Ventana, de Santa Catarina, contou com histórias e memórias da infância da cantora Anitta e de Gabrielle Pilotto, fundadora da marca. O ‘Eu vim de lá’ dessa coleção resgata pessoas que foram fundamentais para a história das duas.
“A avó da cantora colocava as plantas em lata de tinta. Então, eu trago isso estampado em uma camisa, misturado com o trabalho artesanal de uma crocheteira do local onde eu moro, entre toalhinhas de cozinha antigas, lençóis, tapetes, cortinas”, explica a estilista.
Labo Young, por sua vez, veio do Pará e trouxe sua inspiração da equipe GDK. “É sobre uma galera que se reunia para ir em todas as festas da parelhagem lá em Belém, que eles chamavam de ‘Galera da Kenner’. E aí, eu quis criar a minha própria galera que pudesse estar junta se divertindo no lugar onde quisessem ir, usando algumas pesquisas minhas com redes e as tramas que eu costumo fazer.”
Cada coleção celebrou, à sua própria maneira, territórios, técnicas artesanais e histórias pessoais, reafirmando o intuito do projeto de promover talentos promissores e oferecer uma moda mais plural, com vários pontos de vista, representando as culturas do país.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Como saber qual é a cor que vai te acompanhar em 2026 e o que ela revela
5 sites gratuitos para sortear o amigo secreto de fim de ano
Datas dos signos do Zodíaco e as características de cada um
2026 terá até 9 feriadões: veja a lista completa e já planeje o descanso
Quem são os ‘trad sons’ e o que nos revelam sobre os homens jovens de hoje





