Por que setembro é considerado o grande ‘mês da moda’ no mundo
É nesse clima de renovação que as edições de setembro das revistas de moda são consideradas as mais importantes do ano, viu? É a famosa "September Issue".
ara quem acompanha o mundo da moda, o mês de setembro é muito mais agitado do que parece. É agora que tudo acontece nesse universo: nos próximos dias, vamos acompanhar as semanas de moda de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris nas quais as principais grifes e marcas de moda mais relevantes do mundo apresentam suas coleções (e pautam o restante do mundo). E a CAPRICHO vai ficar de olho nas passarelas e celebridades para você não perder nenhum detalhe.
O calendário possui uma ordem geográfica tradicional e acontece assim, ó: Nova Iorque, nos Estados Unidos, vem primeiro. A temporada começa nesta quinta-feira (11) e segue até o dia 16.
Em seguida, passamos para a Europa, com a Semana de Moda de Londres, de 18 a 22 de setembro; depois, temos Milão (de 23 a 29) e, para finalizar a temporada, Paris (de 29 a 7 de outubro). Ou seja, é um mês e tanto, sem respiro ou intervalo no respiro entre uma passarela e outra.
Mas, porque isso é importante, CAPRICHO?
Aqui no Brasil funciona muito diferente quando o assunto são as Semanas de Moda e é natural que quem não está familiarizado estranhe como acontece em outros países.
Mas é importante você saber que:
- São justamente durante essas semanas que vamos conhecer as tendências de moda que pautam desde grandes marcas, varejo, street style e comportamento de moda geral. O que acontece na passarela pauta o mundo todo.
- Esse período ajuda também a entender o que vamos ver por aqui — nós, latino-americanos — no Verão 2026. Já que a semana de moda acontece em um momento que reflete a estação do momento no hemisfério norte.
- As tendências apresentadas pelas marcas vão determinar parte do que vamos ver nas vitrines no próximo ano (aham, pode acreditar), influenciando diretamente o sistema de criação e produção. O que for lançado agora impulsionará o consumo, campanhas publicitárias e também outras indústrias, como as de beleza e de design.
Nesse período, lá no hemisfério norte, existe um contexto: as semanas de moda marcam o fim das férias de Verão e o começo do Outono. Agora, todos voltam para a escola e rotina normal após um período coletivo de descanso.
Ah, e você precisa também saber: é nesse clima de renovação que as edições de setembro das revistas de moda são consideradas as mais importantes do ano, viu? É a famosa “September Issue”.
Para você ter uma ideia, Anna Wintour, ex-diretora de redação da Vogue e ainda diretora da Condé-Nast nos Estados Unidos, criou uma edição da revista que chegou a pesar quase 5 quilos e que certamente documentava tudo o que o universo da moda já estava observando para o futuro.
E você precisa assistir ao documentário que exemplifica o que setembro significa para o mundo da moda. Ele se chama The September Issue, e acompanha a diretora justamente preparando essa edição.
Elas representam uma nova fase e trazem sempre referências que pautam o restante da imprensa — e da cobertura de moda no mundo todo. Inclusive, aqui vai uma dica: para descobrir personalidades que estão em alta no momento, basta olhar a capa da edição de setembro, normalmente é nesse mês que os destaques são os mais especiais do ano.
Bora acompanhar? Abaixo, preparamos um calendário para você não perder nada:
Semana de Moda de Nova York
de 11 a 16 de setembro
Semana de Moda de Londres
de 18 a 22 de setembro
Semana de Moda de Milão
de 23 a 29 de setembro
Semana de Moda de Paris
29 de setembro a 7 de outubro.
Estes eventos cobrem as tendências para a temporada Primavera/Verão 2026 (SS26).
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Veja os próximos projetos em vista para o elenco de ‘Stranger Things’
Janeiro de 2026 promete recomeços e parcerias, segundo a Numerologia
Se a Vida Te Der Tangerinas… e mais: os 10 melhores k-dramas de 2025





