Por que desfile da Balenciaga na semana de moda de Paris deu o que falar?
Blusa feita de calça, top de mochila, vestido de sutiãs... Mais uma vez, o estilista Demna Gvasalia propõe discussão sobre o que é moda
A temporada de outono-inverno 2024-2025 da semana de moda de Paris acontece até esta terça-feira (5), dia em que grifes como Chanel, Miu Miu e Louis Vuitton encerram o evento. Neste domingo (3), o destaque foi para Balenciaga, que mostrou sua coleção em mais um desfile que deu o que falar. Durante a apresentação, o diretor criativo Demna Gvasalia trouxe um áudio para provocar um questionamento: “O que é luxo? O que é moda e por que é relevante? Para quem eu estou fazendo isso? Moda é o suficiente? Em um mundo saturado de conteúdo, alguma coisa é suficiente? O que é suficiente? A parte importante não é necessariamente encontrar respostas, mas o próprio processo de questionar”, disse.
Como sempre, até o convite para o desfile revelava o significado – desta vez, cada pessoa recebeu um objeto aleatório encontrado no eBay, plataforma em que o estilista busca artigos colecionáveis. “Estes acessórios inspiram a imaginação de histórias pessoais, o que dá uma nova vida aos objetos. Cada convite é um objeto único e pessoal encontrado e selecionado por Demna, representando a memória do passado de alguém, que acomoda um senso familiar e misterioso ao mesmo tempo”, afirmava o convite.
SHIP TO KRIT AMNUAYDECHKORN 🤍
Vintage keyring mobile phone 🤍
xx love, Demna 🤍#Balenciaga #BalenciagaxPPKRIT#ppkritt #พีพีกฤษฎ์ pic.twitter.com/R4ur1sZdKo— 💕ᴘᴏᴏᴏɴɢᴘᴘ🌷 (@pooongpplovely) March 2, 2024
A ideia foi homenagear tanto o legado de Cristóbal Balenciaga, reinterpretando silhuetas de forma ousada, quanto celebrar sua própria história a frente da marca, que já vai fazer 10 anos. Por isso, Demna continuou sua proposta de questionar o consumo, por meio de etiquetas ainda presentes nas roupas e um vestido feito a partir de vários sutiãs, por exemplo. “Essa coleção é sobre a estética que eu tenho desenvolvido na moda por exatamente 10 anos agora. É sobre se identificar e pertencer a essa estética“, completou o designer.
Outra peça específica que roubou a cena foi uma blusa no formato de calça, que apareceu em jeans e em moletom, e a coleção também teve os óculos no estilo máscara que viraram característicos da Balenciaga. Sem contar looks com saia por cima de calça, gorros que cobriam os olhos, silhuetas oversized, pulseiras que seguraram celulares, sobreposições inusitadas, mochila à frente do corpo, sapatos com a ponta do pé para cima… Dá uma olhada:
Além das roupas, o cenário com imagens projetadas em telões criaram uma experiência imersiva com paisagens de montanhas, da natureza, de cidades e muitas fotos juntas – esta última projeção trazendo a referência do consumismo e do maximalismo contemporâneo, assuntos tão abordados pelo designer.
Quanto à repercussão, as escolhas polêmicas de Demna dividem opiniões. Há quem desfrute do resultado e julgue consistente a trajetória do estilista, há quem acredite que está na hora da marca abrir espaço para uma nova direção. Você pode assistir ao desfile da Balenciaga na semana de moda de Paris no vídeo abaixo: