Por que coleção da Shein inspirada em Jogos Vorazes desagradou fãs

Público da saga criada por Suzanne Collins julgou inadequada parceria com fast fashion chinesa

Por Duda Cardim 11 abr 2025, 11h00
D

epois de 13 anos da estreia do primeiro filme, Jogos Vorazes é novamente um dos assuntos mais comentados do último mês, devido ao lançamento de Amanhecer na Colheita, quinto livro da saga. Nesse contexto, saiu uma nova coleção temática da Shein, lançada em parceria com a Lionsgate, produtora dos filmes, que incomodou os fãs da distopia criada por Suzanne Collins.

Camiseta com a frase ‘capitol couture’, estampas que representam os distritos e capinhas de celular com símbolo da capital estão entre os produtos que desagradaram a galera.

“Empresas não entendendo o conceito de Jogos Vorazes é inconcebível para mim, o fato que a Shein pode fazer isso? Quem aprovou isso? Porque eu duvido que foi a Suzanne Collins, então eu tô de olho em você, Lionsgate”, comentou um usuário no X (antigo Twitter). “A colaboração da Shein com Jogos Vorazes é errada em tantos níveis”, disse outro.

Continua após a publicidade

Na internet, as pessoas alegam que a empresa de fast fashion foi uma má escolha para a colaboração. A marca chinesa é conhecida pela produção questionável, criticada por suas condições de trabalho e impacto ambiental. Para os fãs, há uma certa ironia na parceria, uma vez que Jogos Vorazes aborda questões de desigualdade social e exploração. 

As peças vendidas também foram alvo de críticas por trazerem estampas de camisetas consideradas insensíveis e inadequadas. Frases como ‘capitol couture’, que faz alusão ao estilo de vida extravagante da Capital, e ‘o mundo estará assistindo’, em referência aos jogos que acontecem como um reality show. 

Coleção polêmica Shein X Jogos Vorazes
Coleção polêmica Shein X Jogos Vorazes Fotos: Shein/Reprodução
Continua após a publicidade

As frases da campanha também chamaram atenção por fazerem trocadilhos considerados inapropriados. “Que a moda esteja sempre a seu favor” é uma adaptação da frase usada por uma das personagens desejando sorte para as crianças que entrarão na arena mortal de forma  involuntária. A expressão “Que os jogos de estilo comecem” também não foi bem recebida. 

Os comentários destacaram a falta de sentido na escolha da marca em contraste com a história da saga.

“A ironia nessa colaboração de Jogos Vorazes X Shein… @Lionsgate o que você pode estar pensando aqui???????? Isso vai contra literalmente tudo nos livros???? Olá?????”, escreveu uma pessoa. 

Continua após a publicidade

“Eu achei que a collab Jogos Vorazes X Shein era uma brincadeira de primeiro de abril”, disse outra.

Publicidade