Os desfiles e looks mais polêmicos da semana de moda de Paris

De macacões com corpos nus da Jean Paul Gaultier a aventais da Miu Miu, essas peças chamaram atenção nas passarelas

Por Nathalia dos Santos 8 out 2025, 17h00
A

temporada de primavera-verão 2026 da semana de moda de Paris, que aconteceu entre 29 de setembro a 7 de outubro, teve desfiles incríveis e polêmicos que repercutiram entre os entusiastas de moda. Considerado o epicentro da moda mundial, o evento funciona como uma vitrine global de diversas tendências e, por isso, muitas vezes, as apresentações se estendem, envolvendo reflexões culturais e a contemporaneidade da sociedade.

Dessa vez, selecionamos desfiles e peças exibidas nas passarelas que geraram polêmica entre o público, seja pelo intuito da grife de chocar, transmitir alguma mensagem ou gerar debate.

Os desfiles e looks mais polêmicos da semana de moda de Paris

Jean Paul Gaultier

O desfile que marcou o retorno da marca para à temporada prêt-à-porter revelou a estreia da nova direção criativa de Duran Lantink. O que chamou atenção de fato foram três modelos que apareceram com macacões estampados com corpos nus.

Duran quis propor uma reflexão sobre como os papéis de gênero são compreendidos socialmente, e isso acabou sendo palco de algumas discussões na internet. Um usuário publicou no aplicativo X: “Isso tem que ser brincadeira… alguém salve Jean Paul Gaultier, por favor.”

As discussões na internet sobre o desfile são válidas, pois Duran já é conhecido por realizar apresentações polêmicas em sua marca. Mas será que as coleções são acompanhas por conceitos vanguardistas e disruptivos ou foram feitas somente para chocar e viralizar?

Continua após a publicidade

 

Miu Miu

Miuccia Prada é uma das diretos criativas responsáveis por sempre fazer uma coleção que entrega uma discussão para além da moda. Nesta temporada, o trabalho veio como símbolo de identidade e autonomia, com elementos característicos do ramo, como aventais, polos, calças de alfaiataria e paletós.

Continua após a publicidade

A Miu Miu decidiu colocar em foco o trabalho feminino e os desafios presentes nessa rotina. O avental, elemento que foi destaque na coleção, trouxe uma narrativa relacionada às vivências que contam histórias que vão das fábricas ao lar, demonstrando o cuidado da estilista em retratar a experiência da mulher.

Vivienne Westwood

O desfile da marca britânica mostrou peças rebeldes e ricas em texturas, ideal para gostos mais extravagantes. Um detalhe, em especial, chamou atenção: brinco em formato de pênis. O item não passou despercebido e despertou a curiosidade dos fashionistas.

Continua após a publicidade

Mugler

Miguel Castro Freitas também exibiu sua coleção de estreia na Mugler. Ao criar uma peça que faz referência à coleção de alta-costura de 1998, Miguel a reinterpretou e a incluiu nesse desfile, gerando opiniões que discutem se ela é realmente usável e sua adequação no corpo das mulheres.

Por se tratar de um vestido pendurado aos seios, surge a dúvida se o diretor criativo possui uma percepção realista sobre o corpo feminino.

Continua após a publicidade

E você? Qual desfile achou mais polêmico e qual mais gostou?

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade