Ombro roxo de Marina Ruy Barbosa representa como a moda trata mulheres
Vestido de mais de 15 quilos usado pela atriz brasileira no amfAR Gala, em Cannes, levantou discussão sobre desrespeito a corpos femininos na moda

arina Ruy Barbosa estreou seu polêmico cabelo loiro no tapete vermelho do amfAR Gala, tradicional evento beneficente que aconteceu durante o Festival de Cannes na semana passada, mas não foi apenas seu novo visual que chamou a atenção no evento. Isso porque a galera começou a reparar que um dos braços da atriz brasileira estava roxo.
Nas fotos, é possível ver que um dos seus ombros está arroxeado, como se sua circulação sanguínea estivesse presa. Em vídeo publicado por Marina no TikTok, uma pessoa comentou: “O que é isso no braço dela? Make?”, ao que ela respondeu: “O vestido pesava mais de 15 kg”.
O look em questão foi feito sob medida para ela pela grife francesa Balmain, atualmente comandada pelo diretor criativo Olivier Rousteing. “Ontem à noite foi incrível. Obrigada, Olivier Rousteing, por colocar tanto amor e dedicação no meu vestido dos sonhos (uma obra de arte) e por customizá-lo para o meu corpo. Sua criatividade me impressiona. Eu não tenho palavras para agradecer todo o meu time e o da Balmain por essa noite”, escreveu a atriz em legenda de publicação no Instagram.
O hematoma no ombro esquerdo provocado pelo peso do vestido assustou muita gente e gerou repercussão nas redes sociais. “A que ponto o ser humano se sujeita, isso vale a pena?”, disse uma pessoa. “Seu braço quase necrosou”, observou outra.
Fato é que, mais uma vez, a situação remete ao desrespeito do corpo feminino e à normalização do sofrimento e desconforto das mulheres em nome da moda – e, sobretudo, por um breve momento no tapete vermelho. Afinal, mulheres crescem aprendendo que tudo vale se o resultado é belo, inclusive a dor.
Nos últimos anos, essa discussão também veio à tona quando Tyla usou um vestido de areia, também da Balmain, no Met Gala 2024, que a impossibilitava de andar e subir as escadas sozinha. Ou até quando Kim Kardashian emagreceu para caber em um vestido escolhido para sua aparição no mesmo evento.
“A moda tem outras prioridades que não são o nosso bem-estar”, afirmou a artista Lela Brandão, fundadora de uma marca de roupas que leva seu nome, ao analisar o caso. “Sabe qual é a única coisa que é necessária para que uma roupa seja bonita e confortável? Uma designer que se preocupe com isso”, completou.
@lela.brandao sobre o braço da marina ruy barbosa, o desrespeito ao nosso corpo e uma moda feita para mulheres por alguem que jamais vestiria nada disso #fashiontok #tiktokfashion #marcaderoupas
Marina Ruy Barbosa, no entanto, viu a repercussão na mídia e defendeu a escolha do look: “Gente, meu bracinho tá ótimo! Me senti uma deusa com essa obra prima em forma de vestido. O vestido é realmente uma joia, todo bordado. E eu magrinha, estava realmente pesando, mas escolhi ir bem linda com ele e depois que sentei ficou bem mais confortável. Amei.”
@marinaruybarbosa amando a nova skin