O que o principal estilista da nova era de Taylor Swift nos diz sobre ela

Relembramos a trajetória de Bob Mackie, conhecido por colaborar com Cher e Marilyn Monroe, e analisamos sua conexão com o álbum 'The Life of a Showgirl'

Por Nathalia dos Santos 29 ago 2025, 17h00
T

aylor Swift está entrando em sua nova era, do álbum The Life of a Showgirl, inspirada na extravagância, no glamour e na teatralidade dos cabarés da Belle Époque, sem abrir mão da sofisticação do pop contemporâneo. Os figurinos dessa nova fase estão sob o olhar de Bob Mackie, grande estilista norte-americano que, ao longo de sua carreira, trabalhou inúmeras vezes com o universo dos cabarés e das showgirls.

Aqui, destrinchamos os principais destaques da carreira de Mackie e como seus códigos identitários conversam com esse momento da carreira de Taylor Swift.

 

O designer foi responsável por desenhar o esboço original do vestido transparente com cristais de Marilyn Monroe em 1962, na festa de aniversário do presidente John F. Kennedy, em Nova York. Em 1966, Mackie foi contratado por Mitzi Gaynor para projetar seu espetáculo em Las Vegas, tornando-se, assim, a primeira celebridade para qual ele desenvolveu um show inteiro. Outro marco importante para sua carreira foi assinar o figurino do show de Las Vegas Jubilee!.

Continua após a publicidade

 

No universo das premiações, Mackie já conquistou o Tony Award de Melhor Figurino em Musical por seu trabalho em The Cher Show, além de receber três indicações ao Oscar de Melhor Figurino (por O Ocaso de Uma Estrela, em 1973; Funny Lady em 1976; e Dinheiro do Céu em 1982), um prêmio honorário e nove prêmios competitivos no Emmy, entre outros reconhecimentos ao longo de sua carreira.

Mackie colaborou com diversas celebridades dos anos 1980, como Dianna Ross, Carol Burnett, Whitney Houston e Vanna White. Outra parceria notável foi com Cher, que resultou em um look icônico usado pela cantora no Oscar de 1986: top e saia, ambos bordados, complementado por um quimono e um exuberante acessório de penas na cabeça.

Voltando para Taylor Swift, ela vestiu peças originais do estilista para o ensaio de fotos do álbum, inclusive os figurinos originais de Jubilee!. Esses trajes incorporam elementos da época das showgirls que Taylor irá referenciar em seu novo álbum, como plumas, penas, lantejoulas bordadas à mão, cristais Swarovski, adereços de cabeça enfeitados com pedrarias e meia arrastão para uniformizar e trazer o glow desejado nas pernas.

Continua após a publicidade

Os figurinos de Bob Mackie foram feitos para brilhar sob as luzes do palco, trazendo um efeito quase hipnótico, e transformando as artistas em personagens lúdicas, exóticas e inesquecíveis.

Para Taylor, os trajes fazem parte da história que ela quer contar. Com toda a produção do novo álbum, que será lançado no dia 3 de outubro, a cantora pretende não apenas trazer possíveis referências à época das showgirls, mas também explorar os bastidores de sua turnê mundial, a The Eras Tour, e refletir sobre o que estava acontecendo em sua vida nesse período.

Como sabemos que a loirinha adora um easter egg e, portanto, suas decisões, inclusive na moda, não são nada aleatórias, é possível que a escolha pelo estilista extrapole os limites dos visuais do álbum e vá parar em tapetes vermelhos e aparições públicas relacionadas ao seu novo trabalho, por exemplo. Imagina vê-la com looks vintage ou autorais de Bob Mackie nesses momentos?

Continua após a publicidade

Enquanto o novo álbum não sai, ficamos aqui levantando teorias e pensando em quais outros looks ela está planejando para essa era!

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade