O que está por trás do sapato da Barbie no mundo real, criado nos anos 70
A papete da marca Birkenstock aparece no filme para fazer uma analogia interessante...
Ainda estamos apaixonadas pelo filme da Barbie, estrelado pela Margot Robbie, e por toda a discussão complexa sobre a sociedade que ele evoca. A produção, que tem cenas que contam a trajetória da boneca saindo da Barbieland e indo para o mundo real, conta com um figurino superelaborado, mas também trouxe à tona uma tradicional sandália Birkenstock, queridinha até hoje de muitas celebridades – como Kendall Jenner e Gigi Hadid.
Tudo começa quando a Barbie precisa escolher entre um salto alto e a papete da marca alemã, como uma analogia entre a fantasiosa Barbieland e o mundo real. Ao contrário do salto cor-de-rosa, a Birkenstock é uma sandália de duas tiras com fivelas na cor marrom e sola reta, o que, na visão da boneca, é considerado completamente esquisito e ao avesso do que ela conhece.
No longa dirigido por Greta Gerwig, a confusão começa quando o pé da personagem, que tem formato de salto, como se estivesse sempre nas pontas dos dedos, fica reto. Assim, ela desce das alturas, sai do mundo da imaginação e passa a ter o ‘pé no chão’, e, aí, vai para a realidade descobrir ‘as verdades do universo’.
A sandália volta a aparecer no final do filme, quando a Barbie está totalmente inserida no mundo real, e ganha tons de rosa. A última cena é simples, uma ida ao ginecologista que pode ser lida como a representação mais humana e feminina possível, além de ser leve e até engraçada. Assim, a papete é usada pela boneca para simbolizar essa ideia.
When Barbie chose birkenstock was so me🥹 pic.twitter.com/rv8u1j3fAV
— becky🌞 (@villanellescent) August 3, 2023
O modelo tradicional chama-se Arizona e, no filme, aparece com a tira na cor principal, chamada Mocca, e na Old Rose, um rosa clarinho. No Brasil, você o encontra por R$ 660.
A marca Birkenstock existe desde 1774 e, em 1896, passou a desenvolver acolchoamentos para os pés, que ficariam conhecidos como palmilhas. A empresa foi passada de geração em geração da família alemã que tem o sobrenome e que ainda está no comando. A inserção da sandália como conhecemos hoje se deu na década de 1960 pela estilista alemã Margot Fraser, que morava na Califórnia. Antes de ser um sapato fashionista, era visto como um artigo relacionado à saúde pelo formato anatômico que possui.
Não só a Arizona, mas outros modelos da marca fazem muito sucesso, como a sandália Boston, que é um tipo de clogs e está super em alta na moda atual.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A Birkenstock não conquistou somente o coração da Barbie, mas de muitas celebridades e fashionistas do mundo real. Combinada com looks do dia a dia e propostas mais despojadas, a sandália une praticidade, estilo e conforto – e já apareceu até nos pés da atriz Frances McDormand no Oscar.
Ver essa foto no Instagram