O que diz a polêmica do chinelo de luxo da The Row que custa 4 mil reais
Apontado como o item mais desejado do trimestre, o 'Dune Sandal' gerou críticas, principalmente dos brasileiros
chinelo Dune Sandal, lançado pela marca de luxo The Row, das atrizes Mary-Kate Oslen e Ashely Oslen, foi considerado o item mais desejado do mundo da moda no último trimestre, segundo o Lsyt Index, que avalia os produtos e marcas mais populares e desejados a cada três meses.
Neste verão do hemisfério norte, o modelo apareceu nos pés de diversas celebridades, como Jennifer Lawrence, Rosé, do grupo BLACKPINK e Zoë Kravitz.
メリー=ケイト&アシュレー・オルセン姉妹が手がけるクワイエット ラグジュアリーブランド、ザ・ロウ(THE ROW)がこの夏リリースしたラバーサンダル「DUNE」が目下世界中で一大トレンドとなっている。その爆発的人気の裏にあるものとは──?https://t.co/ae1QyCDGOB pic.twitter.com/DXR9bPseFB
— VOGUE JAPAN (@voguejp) September 1, 2025
A Lyst afirmou que o calçado alcançou a liderança como o produto mais “quente” deste último trimestre, com uma alta de 162% nas pesquisas. Segundo a plataforma, um dos motivos pelo interesse ter aumentado significativamente foi a aparição de Jonathan Bailey, ator que já participou de Wicked e Bridgerton, com o par de chinelos em uma sessão de fotos realizada em Londres para o filme Jurassic World: Recomeço.
Mas, você deve estar pensando: ué, parece que eu conheço esse design de algum lugar… Sim, o público brasileiro comentou nessa mesma publicação que a marca Havaianas deveria recusar imitações. Inclusive, há um comentário do perfil da Havaianas dizendo: “I was gonna comment, but a lot of Brazilians already did it, so…”, que, em tradução livre para o português seria: “Eu ia comentar, mas muitos brasileiros já fizeram isso, então…”
A popularidade do modelo Dune Sandal é certa, mas o preço não é nada acessível, o que o torna ainda mais polêmico. Cada par é vendido por US$ 750, cerca de R$ 4 mil. Já o modelo parecido da Havaianas, chamado Urban Basic Material, custa R$ 87,99. Outro design semelhante é da marca brasileira Kenner, o Kivah Gold, que custa R$ 179.
Esse cenário acende uma discussão que envolve moda e acessibilidade, pois há um contraste evidente entre a estética minimalista de luxo, que marcas como a The Row pregam, e os produtos populares, que possuem aparência e função semelhantes aos grifados, porém, com um detalhe importante: o preço mais baixo e acessível.
A semelhança visual dos produtos, somada à discrepância de preços, intensifica a discussão sobre o que agrega valor em uma peça. Os brasileiros reagiram em tom de crítica, destacando que o modelo Dune Sandal se assemelha a um chinelo comum, como os da Havaianas ou Kenner. Dá uma olhada:
A marca The Row lançou um chinelo fulero por R$4mil, praticamente igual as havaianas
— talita⁷ ✨️ (@talirkive) August 7, 2025
Sigo totalmente revoltada com esse CHINELO de R$4000 da The Row que nem de couro é!! Basicamente um híbrido old money de Havaianas com Kenner e que figurou entre os “mais desejados” na tal lista da Lyst… pic.twitter.com/pa352kmvP9
— Jurídico das modas 🐆🌈✨ (@Fashionismo) July 30, 2025
Precisamos ressaltar, ainda, que, em paralelo, os chinelos Havaianas têm ganhado reconhecimento mundo afora. Os modelos da marca, que agora tem Gigi Hadid como embaixadora global, podem ser encontrados em lojas de moda ao lado de tênis da Nike e Adidas, por exemplo, com um preço em euros bastante elevado. O street style de verão internacional foi tomado por looks com chinelo Havaianas, como pudemos ver na última semana de moda de Copenhagen.
O motivo para o caso polêmico da The Row ter viralizado vai além do preço alto. Ele demonstra que o público também se questiona e se posiciona, especialmente quando se sente parte da conversa, como foi nesse caso, em que modelos de chinelos com uso culturalmente marcante no Brasil entraram em pauta. A discussão representa um encontro entre moda, classes sociais e cultura.
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