Normando alia conhecimentos amazônicos à ciência e tecnologia no SPFW 60
Estilistas Marcos Normando e Emídio Contente apresentaram coleção que explora as crenças e entidades da Amazônia

om terceiro desfile consecutivo na edição N60 do São Paulo Fashion Week, a marca Normando apresentou, nesta sexta-feira (17), o seu desfile Mito ou Fauna, com 44 looks imponentes, tanto masculinos quanto femininos, que referenciam a mitologia amazônica, como a Cobra Grande, o Mapinguari e a Rasga Mortalha. Mais uma vez, os diretores criativos Marco Normando e Emídio Contente dão evidência à linguagem simbólica e material da sua origem amazônica.
“A gente trouxe muito esses contos e essas narrativas ancestrais, que têm a ver com a mitologia amazônica, tanto de seres que já existem quanto de seres que a gente criou. A importância em falar sobre isso é trazer essa linguagem simbólica e material da floresta representada nas peças e pela gente. Esse é um dos maiores objetivos com essa coleção”, afirma Marco Normando em entrevista à CAPRICHO, no backstage do evento.
O desfile contou com roupas e acessórios feitos de sementes, olhos de vidro nos botões das camisas e animal print, exibindo justamente a relação entre o mítico e o real, e como essas entidades fazem parte da vida cotidiana nortista. Outra curiosidade interessante é que o tingimento e a estamparia dos tecidos foram feitos por meio do uso de microorganismos amazônicos.
Na passarela, a alfaiataria bem estrutura, com traços da cultura amazônica, que já faz parte da identidade da etiqueta, se destacou novamente. Outro elemento que chamou a atenção do público foram as aplicações de âmbar com insetos, uma resina fóssil, como podemos ver abaixo, no colar com uma libélula.

Pela primeira vez, uma marca brasileira usou bactérias e algas do Brasil como base para a criação de pigmentos naturais, usados em lã e viscose, desenvolvidos em parceria com a AIPER Lab.
O compromisso da Normando em unir design e sustentabilidade resulta em inovação, com matérias-primas de origem brasileira, como o látex sobre linho (produto 100% vegetal e exclusivo), aviamentos em marfim vegetal, algodão pima, malva amazônica e viscose mapeada.

Emídio ainda celebra a presença amazonense na edição de 30 anos do SPFW. “Desde criança e adolescente, acompanhava, inclusive na CAPRICHO, as temporadas. Depois, trabalhando, e o Marco trabalhou muito tempo na evento com outras marcas. Viemos para cá a partir de um projeto do São Paulo Fashion Week, há dez ou doze anos.” Agora, os estilistas já se sentem em casa.
O desfile resultou no enaltecimento da Amazônia como força criativa, refletindo na origem e na essência da marca e de seu diretos criativos.

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