Mulheres inspiradoras da moda: Petra Collins, a fotógrafa mais girl power da atualidade

Rebelde com causa, ela faz fotos lindas e levanta questões importantes sobre a relação da sociedade com o corpo feminino

Por Nuta Vasconcellos| Fotos: Divulgação e Reprodução Atualizado em 24 ago 2016, 14h40 - Publicado em 15 mar 2016, 14h00

Com apenas 23 anos, Petra Collins já construiu seu nome como fotógrafa no universo da moda e das artes. Ela começou a carreira supercedo, com 15 anos, fotografando suas amigas no colégio e no bairro onde vivia em Toronto, no Canadá. Petra foi descoberta ainda adolescente pela Rookie, revista de Tavi Gevinson, outra garota prodígio. Desde então, ela faz um trabalho focado principalmente em feminismo, autoestima e empoderamento das garotas.

Petra criou uma comunidade online de mulheres incríveis e, juntas, elas formam o coletivo The Ardorous. Elas desenvolvem vários trabalhos artísticos, como fotografia, filmes, ilustrações e livros. No ano passado, o coletivo publicou o livro Babe, todo ilustrado com fotos e desenhos que deixam claro que essa nova geração de garotas tem muita consciência do seu poder! Aliás, isso fica bem evidente no trabalho dela. Suas imagens costumam mostrar adolescentes como donas de seus próprios corpos e que não se preocupam em estar dentro de um padrão.

O trabalho da Petra tem muita personalidade. Suas fotos são sempre muito cruas – sem photoshop e com muita luz natural. Um de seus objetivos é o fim da censura do corpo feminino. Recentemente, ela teve sua conta no Instagram deletada por ter postado uma foto de biquíni na qual apareciam pelos pubianos. Na época, Petra levantou a questão de que a mesma imagem não seria censurada se ela estivesse depilada. E não é que é verdade?

Continua após a publicidade

A luta da fotógrafa pela liberdade do corpo da mulher não termina por aí. É dela uma das ilustrações em aquarela sobre menstruação mais polêmicas que já circularam pela internet e que acabou virando estampa de camiseta da marca americana American Apparel.

“Todo mundo tem suas peculiaridades, todo mundo tem pelos, toda mulher menstrua e todo mundo se masturba. É natural! Ou vai dizer que você não? A sociedade lida com a menstruação feminina, por exemplo, como se fosse algo para se envergonhar, mas é apenas natural”. Lacrou!

Petra já fotografou para diversas revistas de peso, como Vice, Rookie, Miss Vogue, Bad Day, Wonderland (com a Selena Gomez na capa!) ELLE, I-D Magazinee participou como modelo do último desfile da grife italiana Gucci. Mas se você acha que ela abandonou os estudos depois da fama, está enganada! Ela está na faculdade Ontario College cursando arte e design. 

De uma coisa a gente pode ter certeza: ainda vamos ouvir falar muito de Petra Collins! Se você curtiu a história dela, veja mais do seu trabalho no insta @petrafcollins.

Continua após a publicidade
Publicidade