5 destaques e momentos virais nos desfiles da semana de moda de Milão
A polêmica apresentação da Avavav, a coleção punk da Versace e as famosas que marcaram presença na primeira fila
A temporada de outono-inverno 2024 da semana de moda de Milão aconteceu entre 20 e 26 de fevereiro e contou com desfiles de grifes como Gucci, que trouxe a segunda coleção feminina do estilista Sabato de Sarno a frente da marca, e Prada, que teve uma passarela diferente e inusitada. Além disso, rolou mais uma polêmica apresentação da Avavav, que colocou em pauta uma crítica ao ódio gratuito na internet, e também tivemos a presença de várias famosas nas primeiras filas, como a brasileira Sasha Meneghel, a atriz Emma Watson e a cantora sul-coreana An Yu-jin. Vem ficar por dentro dos destaques do evento italiano!
5 momentos virais e destaques da semana de moda de Milão
Avavav
O desfile da Avavav, marca sueca de streetwear comandada pela estilista Beate Carlsson, mais uma vez gerou polêmica nas redes sociais. Isso porque os convidados presentes foram convocados a jogar lixos e objetos na passarela enquanto modelos desfilavam, como casca de banana, copos, papéis e até molho de tomate. A intenção era fazer uma crítica e uma analogia à cultura do ódio que existe na internet, que não costuma extrapolar os limites do online.
“Na época medieval, as pessoas jogavam fezes, pedras e lixo uma nas outras. Online, isso não é coisa do passado. Comentários de ódio e trolls da internet tornaram-se parte da cultura moderna. O desfile é um experimento em que essa brutalidade verbal é traduzida para um espaço físico e esperamos que mostre que não é necessariamente um reflexo da realidade. Os modelos atuam como símbolos de autorrespeito, mantendo a expressão facial séria enquanto são destruídos”, escreveu a marca em legenda do Instagram.
A beleza do desfile da Avavav também contribuiu para essa narrativa e gerou repercussão, uma vez que trouxe roxos no rosto, olheiras marcadas e até marcas de sangue.
Gucci
Depois da ruptura com Alessandro Michele que dividiu opiniões na temporada passada, o atual diretor criativo da Gucci, Sabato de Sarno, mostrou de forma mais concreta sua perspectiva nesta terceira coleção para a grife (a segunda feminina). “Meus sonhos, assim como a minha moda, sempre conversam com a realidade. Porque não estou procurando por outro mundo para viver, mas, sim, buscando por maneiras de viver neste mundo”, afirmou ele em comunicado à imprensa. Botas over the knee, vermelho bordô, renda, transparência, looks pretos, sapatos de plataforma, peças de couro, entre outros, roubaram a cena na passarela.
Prada
A própria passarela que serviu de palco para a exibição do desfile da Prada foi um show a parte, com piso de vidro e água e natureza passando por baixo, contrastando com as roupas da coleção. “O desfile reflete a contradição entre a nossa existência interior e a nossa ligação inata com exterior”, declarou a marca. Silhuetas formais com peças de alfaiataria, tradicionalmente vistas como masculinas, contrastaram com o lado ultrafeminino dos laços aplicados em vestidos (alô, coquette!), sem contar os chapéus e a beleza com cabelos estruturais com bastante gel, que também chamaram a atenção.
Versace
Com Gigi Hadid e Imaan Hammam na passarela, o desfile da Versace foi outro que atraiu muitos olhares durante a semana de moda de Milão. Com estampas icônicas da grife, vermelho bordô, transparência e um delineado preto gráfico e dramático nos olhos, Donatella Versace trouxe a estética punk à tona. “Esta coleção tem uma atitude rebelde e um coração bondoso. A mulher é uma boa menina com uma alma selvagem. Ela é educada, mas sexy. Não mexa com ela! O homem é sua alma gêmea, um gênio tímido. Eles estão quebrando as regras para fazer novas. As roupas pegam os códigos da alfaiataria formal contemporânea e os rompem com corte, caimento e bordados. A coleção foca em linhas puras, tecidos inovadores, considerados selvagens. Isso somos nós. Isso é Versace”, afirmou.
Presença dos famosos
Para fechar, vamos dar destaque a artistas que foram prestigiar as marcas e roubaram a cena. Tivemos Emma Watson, Jeon Somi, Yara Shahidi e Hunter Schafer na primeira fila da Prada, além da brasileira Sasha Meneghel, a cantora sul-coreana An Yu-jin (do grupo Ive) na Fendi, Hyunjin e Anne Hathaway na Versace, Leigh-Anne Pinnock na Alberta Ferretti, entre outros.
Agora, vamos ficar de olho na semana de moda de Paris, que acontece até 4 de março!