MNMAL mostra como levar autenticidade ao minimalismo em estreia na SPFW

Com ajuda do poder do styling, o diretor criativo Flávio Gamaum mostra o tom versátil de seu design

Por Duda Cardim 11 abr 2025, 17h00
S

em precisar de extravagância, MNMAL estreia na 59ª edição da São Paulo Fashion Week com peças que marcam o cotidiano. Com apenas dois anos de marca, Flávio Gamaum acredita que os básicos montam um guarda-roupa completo e estiloso e faz questão de provar sua tese com um desfile, apresentado nesta quinta-feira (10), no shopping JK Iguatemi.

Pelo nome, é de se esperar que sua coleção de inverno 2025 esteja envolvida na estética minimalista. Mas, longe de ser algo batido, a marca mostra como revelar autenticidade a partir de uma moda plural.

“Eu costumo dizer que a gente [a marca] é a gênero, mas a gente bebe de bases tradicionais de um guarda-roupa masculino, só que nessa coleção temos o nascimento de peças genuinamente femininas que também transitam para o outro universo”, explica Gamaum.

Continua após a publicidade

Com um conceito estabelecido, o estilista explora a identidade da marca com uma cartela de cores sóbria e tradicional ao mesmo tempo em que flerta com texturas e até com uma estampa.

Mnmal - SPFW N59
Mnmal – SPFW N59 Ze Takahashi/@agfotosite/Reprodução

A coleção transita em três momentos, definidos pelo moletom, jeans e alfaiataria. As peças, em sua maioria lisas, conversam entre si e aparecem em todas as fases, criando looks que aparentam ser hiperconfortáveis e funcionam para diferentes ocasiões.

Continua após a publicidade

O styling do desfile é o responsável por mostrar o tom versátil e provar a autenticidade da etiqueta. Acessórios como gravatas e óculos de sol, sapatos como tênis e saltos, e a sobreposição de peças complementam e expõem a essência do desfile.

Mnmal - SPFW N59
Mnmal – SPFW N59 Ze Takahashi/@agfotosite/Reprodução

Como um mantra, o diretor criativo determina quais são as peças mais importantes entre suas criações. “Seja inverno ou verão, sempre tem moletom e sempre tem regata.” 

Continua após a publicidade

Ainda assim, é impossível não destacar os designs que fogem do padrão, como a camisa xadrez e principalmente os casacos de pelo que fecham a passarela. O resultado mostra que o estilo minimalista também incorpora personalidade.

Mnmal - SPFW N59
Mnmal – SPFW N59 Gustavo Scatena/@agfotosite/Reprodução

“A roupa complementa um pouco de quem você é, e eu acho que é onde a nossa essência e a nossa conta de propósito fecham. Na hora de vestir alguém, essa pessoa coloca o seu produto e se sente pertencente”, expressa o estilista. “As pessoas se identificam com a nossa essência sem que a gente precise fazer uma exposição de logo, estampa ou frase”.

Continua após a publicidade

A MNMAL já tem seus clientes fiéis pela loja física em São Paulo, que estreou há apenas dez meses, e chegar na maior semana de moda da América Latina é um passo subsequente da confiança estabelecida e também da curiosidade do que pode ser criado. Ainda há um universo enorme a ser explorado em próximas edições, o que deixa um gostinho de quero mais.

Mnmal - SPFW N59
Mnmal – SPFW N59 Ze Takahashi/@agfotosite/Reprodução
Publicidade