Martins troca o maximalismo pelo silêncio em desfile inesperado no SPFW

Estilista Tom Martins revisita suas origens em uma coleção sem estampas e barulhos, fugindo do que é esperado da marca

Por Sofia Duarte Atualizado em 21 out 2025, 12h01 - Publicado em 21 out 2025, 11h00
Q

uebrando expectativas, a Martins apresentou um desfile que foge dos padrões da marca nesta segunda-feira (20), no São Paulo Fashion Week. Intitulada ‘Silêncio‘, a coleção desenhada pelo estilista Tom Martins surgiu de forma linear, sem ruídos e contrastes, e, para completar, a escolha ousada de não ter trilha sonora acompanhando o caminhar dos modelos.

A princípio, a escolha foi um choque para uma marca conhecida por seus looks exagerados com mix de estampas. Mas, segundo o designer, o intuito é olhar para o seu repertório com o objetivo de atender a necessidades dos clientes – tanto novos como antigos.

“Essa coleção surgiu a partir do feedback dos nossos clientes. Clientes pedindo jeans bruto, que é uma coisa que a gente fazia muito no nosso começo, o cru, as tricolines”, explicou o designer em entrevista à CAPRICHO no backstage do evento.

Desfile da Martins no SPFW N60
Desfile da Martins no SPFW N60 Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite/Divulgação
Continua após a publicidade

Para isso, a decisão foi retirar qualquer estampa, inclusive listra e xadrez, que viraram parte da identidade da marca. Os acessórios, com correntes e penduricalhos, e a trilha sonora agitada, que também são sempre esperados nos desfiles da Martins, dessa vez não apareceram. Ao invés disso, o silêncio tomou conta do desfile, e o que deu para ouvir foram apenas o som ambiente, conversas alheias, coisas caindo no chão, o andar dos modelos e o barulho de atrito das roupas, em especial dos jeans.

“A coleção é uma resposta ao respeito ao nosso cliente. A minha marca é independente, é uma marca pequena. Então, eu não posso me dar ao luxo de fazer uma coisa que eu sei que não vai vender ou que vai vender menos, por ego e tal.”

“Depois que eu desenhei, escolhi os tecidos, a gente entendeu ali que não tinham ruídos. A coleção é toda linear. A gente não tem grandes contrastes nas combinações. Então, é uma coleção muito silenciosa. Eu não gosto de usar o nome minimalista, porque eu acho que ela não é minimalista, mas também não é maximalista. Meu desfile era muito um mix, de fantasia e realidade, agora a gente tem que ter um pouquinho mais de realidade”, concluiu Tom.

Continua após a publicidade

Desfile da Martins no SPFW N60
Desfile da Martins no SPFW N60 Foto: Ze Takahashi/ @agfotosite/Divulgação

Se a ideia era ampliar o mix de produtos e oferecer opções para o público que frequenta a nova loja da marca, localizada na Galeria Ouro Fino, em São Paulo, e até causar uma ousada quebra de expectativa, o objetivo foi atingido. Porém, confessamos que, por aqui, ficamos ansiosas para vibrar com a próxima coleção maximalista da Martins.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade