6 marcas que destacaram o que é do Brasil nos desfiles do SPFW N60

Essas coleções mostraram que as riquezas nacionais são fonte inesgotável de criatividade na moda

Por Sofia Duarte 22 out 2025, 11h00
A

edição comemorativa de 30 anos do São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre 13 e 20 de outubro, mostrou que as riquezas culturais, ambientais e sociais do Brasil são fonte inesgotável de inspiração e criatividade na moda.

Entre celebrar o legado de figuras importantes para a história do nosso país e valorizar matérias-primas que movem a nossa economia, várias marcas provaram que dá para desenvolver coleções deslumbrantes e inovadoras com o que é daqui. Abaixo, destacamos 6 desfiles que foram baseados exatamente nisso.

6 marcas que destacaram o que é brasileiro na passarela do SPFW N60

Apartamento 03

O estilista Luiz Claudio Silva resgatou códigos circenses ao trazer como figura condutora de sua coleção Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil. Com sua mistura de texturas, entre plumas, canutilhos e lurex, as peças exuberantes prenderam a atenção do público.

Desfile da Apartamento 03 no SPFW N60
Desfile da Apartamento 03 no SPFW N60 Foto: Ze Takahashi / @agfotosite/Divulgação

LED

A marca mineira LED, comandada pelos diretores criativos Célio Dias e Cleu Oliver, celebrou o Carnaval como engenharia popular, transformando a passarela em uma verdadeira festa.

Continua após a publicidade

Desfile da LED no SPFW N60
Desfile da LED no SPFW N60 Foto: Ze Takahashi / @agfotosite/Divulgação

Normando

Os estilistas Marcos Normando e Emídio Contente tiveram como tema principal a mitologia amazônica, trazendo narrativas ancestrais tanto de seres que já existem como de seres criados por eles. Destaca-se o uso inédito por uma marca brasileira de microorganismos nativos para fazer o tingimento natural das peças, mostrando que aqui também se cria inovação na moda.

Modelo desfilando para a marca Normando no São Paulo Fashion Week
Normando SPFW N60 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite/Divulgação

Ateliê Mão de Mãe

A coleção ‘Tropicália’, desenvolvida por Patrick Fortuna e Vinicius Santana, homenageia esse movimento cultural como forma de resistência. Eles se inspiram na liberdade e ousadia criativas de figuras icônicas para esse período e para o legado do Brasil na arte como um todo, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Continua após a publicidade

Desfile do Ateliê Mão de Mãe no SPFW N60
Desfile do Ateliê Mão de Mãe no SPFW N60 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação

Catarina Mina

A marca cearense de Celina Hissa ressaltou a potência e a versatilidade da carnaúba, palmeira conhecida como ‘árvore da vida’, e sua importância para a economia cearense, desde a raiz até as folhas.

Desfile da Catarina Mina no SPFW N60
Desfile da Catarina Mina no SPFW N60 Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite/Divulgação

Sou de Algodão

Em seu quarto desfile no São Paulo Fashion Week, o movimento Sou de Algodão une marcas e estilistas brasileiros – Alexandre Herchcovitch, Aluf, Amapô, David Lee, Fernada Yamamoto e Weider Silveiro – para trazer suas próprias visões criativas ao algodão brasileiro com certificação ambiental.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade