6 marcas que destacaram o que é do Brasil nos desfiles do SPFW N60
Essas coleções mostraram que as riquezas nacionais são fonte inesgotável de criatividade na moda
edição comemorativa de 30 anos do São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre 13 e 20 de outubro, mostrou que as riquezas culturais, ambientais e sociais do Brasil são fonte inesgotável de inspiração e criatividade na moda.
Entre celebrar o legado de figuras importantes para a história do nosso país e valorizar matérias-primas que movem a nossa economia, várias marcas provaram que dá para desenvolver coleções deslumbrantes e inovadoras com o que é daqui. Abaixo, destacamos 6 desfiles que foram baseados exatamente nisso.
6 marcas que destacaram o que é brasileiro na passarela do SPFW N60
Apartamento 03
O estilista Luiz Claudio Silva resgatou códigos circenses ao trazer como figura condutora de sua coleção Benjamin de Oliveira, considerado o primeiro palhaço negro do Brasil. Com sua mistura de texturas, entre plumas, canutilhos e lurex, as peças exuberantes prenderam a atenção do público.
LED
A marca mineira LED, comandada pelos diretores criativos Célio Dias e Cleu Oliver, celebrou o Carnaval como engenharia popular, transformando a passarela em uma verdadeira festa.
Normando
Os estilistas Marcos Normando e Emídio Contente tiveram como tema principal a mitologia amazônica, trazendo narrativas ancestrais tanto de seres que já existem como de seres criados por eles. Destaca-se o uso inédito por uma marca brasileira de microorganismos nativos para fazer o tingimento natural das peças, mostrando que aqui também se cria inovação na moda.
Ateliê Mão de Mãe
A coleção ‘Tropicália’, desenvolvida por Patrick Fortuna e Vinicius Santana, homenageia esse movimento cultural como forma de resistência. Eles se inspiram na liberdade e ousadia criativas de figuras icônicas para esse período e para o legado do Brasil na arte como um todo, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Catarina Mina
A marca cearense de Celina Hissa ressaltou a potência e a versatilidade da carnaúba, palmeira conhecida como ‘árvore da vida’, e sua importância para a economia cearense, desde a raiz até as folhas.
Sou de Algodão
Em seu quarto desfile no São Paulo Fashion Week, o movimento Sou de Algodão une marcas e estilistas brasileiros – Alexandre Herchcovitch, Aluf, Amapô, David Lee, Fernada Yamamoto e Weider Silveiro – para trazer suas próprias visões criativas ao algodão brasileiro com certificação ambiental.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Livia lança coleção com Renner inspirada em seu próprio guarda-roupa
Resumo de ‘Dona de Mim’: Capítulo de sábado (25/10/2025)
4 maquiagens de Halloween que são a própria fantasia
Park Bom revela que foi pressionada pela YG a mudar o rosto
Datas dos signos do Zodíaco e as características de cada um