A temporada de primavera-verão 2024 da semana de moda de Londres aconteceu entre 15 e 19 de setembro e, além de observar as tendências nas passarelas e fora delas, a CAPRICHO ficou de olho nos desfiles de marcas emergentes comandadas por estilistas jovens que você precisa conhecer. Vem com a gente!
5 marcas jovens que desfilaram em Londres e merecem sua atenção
8ON8
A marca 8ON8 nasceu em 2017, a partir da formatura do estilista Li Gang, baseado em Xangai, na faculdade Central Saint Martins, em Londres, com a proposta de combinar referências do passado com sua visão para o futuro. Agora, a etiqueta voltou às passarelas britânicas pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19 com a coleção Peak Time Forest, convidando o público a reimaginar suas rotinas repetitivas através dos looks que trazem a alfaiataria tradicional para um contexto esportivo e despojado.
Markknull
Em 2016, os chineses Wang Wei e Tim Shi fundaram a Markknull, que tem como código a reestruturação dos ângulos das roupas, quebrando padrões e cortes tradicionais, o que resulta em designs inovadores e cheios de atitude. Vale a pena acompanhar os próximos passos da marca – até Rosé, do grupo BLACKPINK, já apareceu com look dela!
Tolu Coker
Estreante na semana de moda de Londres, a britânica-nigeriana Tolu Coker lançou sua marca homônima em 2018, após sua graduação na Central Saint Martins, que traz modernidade e tecnologia ao mesmo tempo em que celebra o fazer manual. Com um trabalho focado na sustentabilidade, promover mudanças e discussões sociais sobre a cultura negra e africana faz parte da essência da estilista, e foi exatamente essa a sua intenção na coleção intitulada Irapada, que traz sua visão sobre a cultura iorubá.
Masha Popova
A designer ucraniana Masha Popova estagiou em grifes como Maison Margiela e Celine e suas criações próprias já foram parar nos looks de várias famosas – Dua Lipa, Billie Eilish, Bella Hadid… Ela é conhecida por trazer referências dos anos 90 de uma forma bastante original, deixando peças jeans ainda mais autênticas com técnicas de tintura e patchwork, e foi o que fez na coleção de primavera-verão Monster, apresentada em Londres, que, segundo a estilista, representa uma jornada de ‘raiva, desejo, tristeza, vergonha, amor, solidão e energia’.
Di Petsa
Fundada em 2019 pela estilista grega Dimitra Petsa, de 29 anos, a marca baseada em Londres Di Petsa tem como objetivo explorar a relação ecofeminista entre a água e as mulheres e ficou conhecida por seus vestidos com ‘efeito molhado’ que conquistaram celebridades como Zendaya, Lizzo, Doja Cat e SZA. Para a coleção Reflections of Venus, apresentada na semana de moda londrina, ela confeccionou looks inspirados na deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade, Afrodite. Teve dourado, crochê, recortes e ondas no cabelo das modelos à la mermaidcore.
E aí, qual dessas marcas você mais gostou de conhecer e vai continuar acompanhando?