LED transforma o SPFW em Carnaval e celebra sonho latino-americano

Marca mineira comandada por Célio Dias e Cleu Oliver mostra como essa manifestação popular é fonte de resistência e, sobretudo, de esperança

Por Sofia Duarte Atualizado em 20 out 2025, 14h43 - Publicado em 20 out 2025, 11h00
C

om o tema ‘Carnaval-Barracão‘, a LED transformou seu desfile no São Paulo Fashion Week N60, neste domingo (19), em uma verdadeira festa, com muito samba e muita emoção. Comandada por Célio Dias e Cleu Oliver, a marca mineira mais uma vez celebra uma engenharia popular que só poderia ter sido feita no Brasil.

“O Carnaval é um lugar em que as pessoas podem sonhar sua própria utopia, podem ser quem elas quiserem ser e fazer o que tiverem vontade. A LED tem, ano após ano, falado muito sobre como o Brasil cria coisas que só poderiam ser daqui, feitas por brasileiros. E o Carnaval é uma dessas expressões populares que a gente tem”, explica o diretor criativo Cleu Oliver em entrevista à CAPRICHO.

A coleção propõe o orgulho dessa identidade brasileira, brincando com o crochê, que já é característico da etiqueta, franjas, cores vibrantes, lavagens de jeans, volume, paetês exclusivos e até estruturas de vestidos feitas de bambolê e de espuma de ar-condicionado. Os acessórios do designer Carlos Penna e as peças de contas, em parceria com a designer Sofia Penido, da Aloe, também trazem o tom carnavalesco.

Desfile da LED no SPFW N60
Desfile da LED no SPFW N60 Foto: Ze Takahashi / @agfotosite/Divulgação
Continua após a publicidade

Dentro dessa narrativa, surge, ainda, uma das frases mais potentes da coleção, ‘Sueño Latino Americano‘, que vem em camiseta, moletom e até bordada em camisa de linho. “Ela representa esse povo que não desiste, esse povo que a gente é. E, quando você olha para a história do Carnaval, tem isso. É um momento de muita festa, um lugar em que todos os povos se encontram”, afirma o estilista Célio Dias.

“Muitas vezes a gente não se reconhece como um povo latino, e a gente é. E o sonho latino-americano significa a gente ter orgulho de quem a gente é, das nossas origens. E o Carnaval é isso, tem essa coisa da liberdade, essa potência criativa, que é o ápice da liberdade que a gente pode viver e que a gente espera o ano todo para viver”, completa ele.

Desfile da LED no SPFW N60
Desfile da LED no SPFW N60 Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite/Divulgação
Continua após a publicidade

Na beleza, a artista Pamela Hübner interpreta o tema levando em consideração as altas temperaturas de fevereiro e março. “Me inspirei nesse momento de Carnaval em que você se entrega, que o cabelo já está meio colado no corpo, que o rosto e a pele estão iluminados pelo calor”, conta.

Para isso, os cabelos vêm molhados de um jeito despojado, o rosto ganha um óleo corporal para representar o suor e algumas modelos recebem um delineado de strass, simbolizando o brilho glamouroso que acompanha as produções dessa época do ano.

A LED também se inspira no filme Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, que retrata o cotidiano dos moradores de Toritama, no Pernambuco, que trabalham em uma fábrica de jeans o ano todo e ganham a recompensa de uma viagem assim que o Carnaval chega.

Continua após a publicidade

“Trazer ‘Barracão-Carnaval’ é, ao mesmo tempo, conseguir mostrar a festa que dá para fazer na passarela, mas também trazer todo o processo de barracão, explicar o que existe por trás de um desfile. A gente fica basicamente seis meses construindo uma trajetória para culminar em um desfile que dura pouquíssimo tempo, e tem essa correlação com o Carnaval de um jeito muito especial”, acrescenta Cleu Oliver.

No encerramento do desfile, a marca trouxe uma bateria, que percorreu a passarela animando tanto o público como os modelos e a equipe da LED. A festa foi tanta que não parou por aí e se estendeu para os corredores do evento, celebrando o Carnaval como fonte de resistência e, sobretudo, de esperança, felicidade e união. O recado que fica é que, para a LED, o sonho latino-americano ganha vida no Carnaval e, neste dia, ganhou também nesse desfile.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade