A história de como surgiu o MET Gala e mais curiosidades sobre o evento

Tudo sobre como funciona o evento de moda mais esperado do ano, que vai acontecer na próxima segunda-feira (5), em Nova York.

Por Duda Cardim 4 Maio 2025, 11h00
O

MET Gala, um dos mais importantes eventos de moda do mundo, acontece na próxima segunda-feira, 5 de maio, em Nova York. Com um tapete vermelho icônico e um jantar misterioso, ele reúne as maiores celebridades dentro do Metropolitan Museum of Art.

Organizado por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue norte-americana, o evento ainda conta com a presença de co-anfitriões para receber os convidados. Em 2025, os escolhidos foram Pharrell Williams, Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky e LeBron James.

A cada ano, a festa beneficente ganha um tema novo que dita o dress code, e os looks extravagantes sempre motivam os espectadores a assistirem ao tapete vermelho, que é a única parte da noite a ser transmitida. O que acontece depois disso, ninguém sabe ao certo…

Ficou com vontade de descobrir mais sobre o MET Gala, mas não sabe como? A gente te conta as principais curiosidades sobre o evento; vem ver!

O que é o MET Gala?

O baile do MET é formalmente chamado de “Evento Beneficiente do Instituto de Vestuário do MET” e tem como objetivo arrecadar fundos para o departamento de moda do museu. Ele marca a abertura da exposição anual que dita o tema do dress code. Desde 1999, quando já era comandado por Anna Wintour, passou a acontecer toda primeira segunda-feira do mês de maio.

Continua após a publicidade

Celebridades de sucesso do momento são convidadas para a festa e desfilam no tapete vermelho com produções exuberantes feitas por grandes estilistas das maiores grifes, trazendo muita informação de moda e momentos inesquecíveis.

View this post on Instagram

A post shared by Versace Passerella (@versacepasserella)

Como surgiu?

Na década de 1920, Irene Lewinsohn, produtora de teatro, e Aline Bernstein, designer de palco, criaram uma coleção de diferentes figurinos e um arquivo de peças que serviria para a consulta de profissionais do ramo. Em 1946, ela passou a integrar o acervo do Metropolitan Museum of Art com um departamento próprio, o The Costume Institute.

Dois anos depois, em 1948, Eleanor Lambert, assessora de imprensa responsável por criar a semana de moda de Nova York, fundou também o Costume Institute Benefit, uma festa beneficente para manter o departamento, com um jantar à meia-noite em dezembro. Logo se tornou a festa do ano, e os convites eram disputados.

Foi só em 1973, quando Diane Vreeland, ex-editora de moda da Vogue, se tornou consultora do evento que o MET Gala se tornou o que conhecemos hoje. Ele passou a acontecer dentro do museu e ganhou um dress code temático de acordo com a exposição que seria apresentada. Ela também colocou as celebridades como convidadas e começou a tradição de co-anfitriões. Anna Wintour passou a comandar o baile em 1995 e exerce essa função até hoje.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by diorvec (@diorvec)

Tema de 2025

A edição de 2025 do Met Gala tem como tema Superfine: Tailoring Black Style, ou em português, Impecável: A Confecção do Estilo Negro, o mesmo nome dado à exposição do Costume Institute do Met que fica em cartaz entre os dias 10 de maio a 26 de outubro.

Explorando a história e a influência do dandismo negro, a exposição foi inspirada no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, escrito pela professora Monica L. Miller em 2009.

A autora é curadora ao lado junto com Andrew Bolton, curador-chefe do instituto. Essa é a primeira vez desde 2003, com o tema Men In Skirts, que a moda masculina se destaca como objeto central do evento.

Convidados

Não é tão fácil participar do evento, viu? A lista de convidados é feita pela própria Anna Wintour, que também decide os lugares e mesas no jantar. Especula-se que são entre 450 e 600 pessoas.

Continua após a publicidade

Hoje, é possível comprar ingressos que custam a partir de 35 mil dólares, mas ele precisa ser oferecido para você antes. Algumas marcas compram mesas por 300 mil dólares e levam celebridades escolhidas a dedo e aprovadas pela editora-chefe.

Todo ano algumas celebridades são convidadas para serem co-anfitriões ao lado de Anna e, para 2025, os escolhidos foram Pharrell Williams, Colman Domingo, Lewis Hamilton, A$AP Rocky e LeBron James.

Algumas celebridades que vão cruzar as escadarias do museu com looks fashionistas são André 3000, Usher, Chimamanda Ngozi Adichie, Grace Wales Bonner, Simone Biles, Doechii, Ayo Edebiri, Jeremy O. Harris, Spike Lee, Tyla, Janelle Monáe e Olivier Rousteing.

View this post on Instagram

A post shared by Up Next (@upnextdesigner)

O que acontece no evento?

Depois de passar pelo icônico tapete vermelho nas escadas do museu, os famosos dão rápidas entrevistas. Essas são as únicas partes transmitidas e, logo depois, eles conhecem a exposição que ainda será aberta ao público.

Continua após a publicidade

Um jantar é servido, mas, nesse momento, já não é permitido o uso dos celulares para gravar ou tirar fotos do evento. Claro que essa regra já foi descumprida algumas vezes e nos rendeu fotos marcantes, como a selfie abaixo no banheiro – que já virou um clássico também, viu? Depois ainda acontece um show intimista de algum artista. Lizzo, Bruno Mars e Madonna já se apresentaram no evento.

View this post on Instagram

A post shared by Oxy (𝐎₂) (@oxygn__)

Como assistir ao MET Gala 2025?

Apenas a primeira parte do evento é mostrada ao público, o jantar é um momento ainda misterioso. A transmissão do tapete vermelho do Met Gala acontecerá no YouTube e em todas plataformas didgitais da Vogue americana a partir das 19h. 

O livestream será apresentado pela cantora e atriz Teyana Taylor, pela atriz e produtora La La Anthony e pelo ator e comediante Ego Nwodim. Emma Chamberlain também será responsável por algumas entrevistas com as celebridades.

Qual celebridade você está mais ansiosa para ver no tapete vermelho do MET Gala?

Publicidade