Continua após publicidade

Góticas e Lolitas: a moda das meninas do Japão

As meninas japas têm vários estilos. Conheça as góticas e lolitas, uma febre que está tomando conta até do Brasil!

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 13h09 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Você já ouviu falar das Gothic Lolitas ? O estilo possui várias subdivisões, mas todas elas seguem mais ou menos os mesmos princípios: são baseados no modo como as crianças européias se vestiam nos séculos 18 e 19.

Ou seja, saias, meias 3/4, babados, anáguas, chapéus, sombrinhas e laços são a base do estilo dessas garotas.

Existem vários tipos de lolitas:

Sweet Lolitas : vestem branco e cores pastéis, como rosa e azul claro, roupas com muitos babadinhos e rendas e focam nos elementos mais infantis do estilo, muitas vezes levando um ursinho de pelúcia a tiracolo. Usam saltos mais baixos ou sapatilhas.

Gothic Lolitas : usam cores escuras, como preto, roxo e azul marinho, com apenas alguns detalhes em branco. A subdivisão das Kuro Lolitas só usa preto. Usam crucifixos e acessórios em formatos de morcego, caixões e caveiras. Usam sapatos e botas com plataformas.

Classic Lolitas : é um estilo de Lolita mais maduro e sofisticado, focado nos estilos barroco e rococó. Usam cores mais sóbrias, nem tão escuras como as da Gothic nem tão claras como as da Sweet. As estampas e acessórios são mais adultos e detalhados.   

Continua após a publicidade

Punk Lolitas : adicionam elementos da cultura punk ao vestuário Lolita, como estampas xadrez, gravatas, alfinetes, buttons, correntes e cortes de cabelo mais curtos.

Ouji ou Kodona : é a versão masculina das Lolitas, também inspirado pelo que os meninos da era Vitoriana vestiam, como calças curtas, camisas, meião, cartolas, mas muitas meninas Lolitas adotam esse estilo. 

* CONFIRA GALERIA DE FOTOS COM TODAS ELAS *  

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Todas as imagens são do livro Gothic & Lolita, da editora Phaidon, que traz uma coleção de fotos das meninas que se vestem nesse estilo mas que, infelizmente, não foi publicado no Brasil.

Conseguimos pra você mais de 30 imagens do livro, pra você conferir direitinho como é essa moda que virou febre no Japão!

MAIS: no blog Made in Paradise, a Adriana Yoshida, editora criativa da revista CAPRICHO, esteve em Tóquio e fez um post super especial falando sobre as Góticas e Lolitas do Japão .

Publicidade