Continua após publicidade

Fubangacore resgata estilo maximalista, divertido e sensual dos anos 2000

A influenciadora Monik da Moda explica como aderir ao visual nostálgico que incorpora uma atitude autoconfiante

Por Duda Cardim Atualizado em 29 out 2024, 15h15 - Publicado em 13 out 2024, 11h00
V

ocê já ouviu falar na tendência do momento que está no TikTok, o fubangacore? Sabia que ela não é tão nova assim? Trazendo de volta o estilo de ícones da década de 2000 e 2010, esse estilo, que ganhou o nome a partir de uma gíria brasileira, resgata o maximalismo de forma divertida e fashionista.

Quase de maneira irônica, o estilo ‘fubanga’ reúne peças características do Y2K, como minissaias jeans e estampas de oncinha, ao mesmo tempo em que se apropria de truques de styling usados por ‘piriguetes’ e popstars.

Assim como tudo na moda, o fubangacore vai além das roupas e incorpora uma atitude independente e autoconfiante. “Falando de comportamento, ela [a ‘fubanga’] é uma pessoa que tem autoestima e autoconfiança exacerbada. Aquela perua que gosta de se expressar sexualmente através das roupas. Não necessariamente que ela é uma piriguete, mas as piriguetes também são ‘fubangas'”, afirma a influenciadora e estudante de moda Monik da Moda em entrevista à CAPRICHO.

View this post on Instagram

A post shared by Monik 🧊 (@monikdamoda)

Continua após a publicidade

As chamadas ‘fubangas’, meninas que se adaptaram a esse estilo, prezam por looks que ressaltem as curvas naturais do corpo, como vestidos colados, shorts jeans de cintura baixa e croppeds. Com produções maximalistas, o segredo para um visual bem ‘fubangona’, como a própria Monik se determina, são os acessórios.

Resgatando os anos 2000, óculos de sol com lentes transparentes, combinações de cintos metalizados e brincos de argola são peças que não podem faltar nos looks. Para aderir a essa estética, é preciso saber que mais sempre é mais e, portanto, mix de acessórios são muito bem-vindos.

@girltalkbykethy

Amei gravar esse video, mas nasci para me vestir como uma senhora conservadora 😓 #fubanga #2000s

♬ som original – editesmusics

@hallanacalderini7

fubanga core💋✨✨ #fubangacore #foryou #viral

♬ som original – IGS daily

Continua após a publicidade

Monik revela que um truque de styling perfeito para se vestir como ‘fubanga’ é a sobreposição de peças; se vai usar uma blusa, por que não usar três? “É aquele look com tanta informação que você para pra olhar, como se fosse ‘pera aí, deixa eu parar para entender'”, conta a influenciadora, que vestia um colete jeans, uma regata branca e uma camiseta azul durante a entrevista.

“Na moda, quando está acontecendo um movimento, sempre temos que esperar por um contramovimento. Com a estética clean girl, surge também a ascensão do fubangacore. O clean girl é o minimalismo, e o fubangacore, o maximalismo”, explica.

@lauraseraphim2

♬ Toda Toda – Pikeno & Menor

@soousy

eu sendo fubanga. #fy #anos2000 #fubangacore #estilo #2024 #2000 #roupa #brega #feiaescumungada

♬ Piradinha – Gabriel Valim

Continua após a publicidade

Para Monik, existem várias referências de personagens e personalidades brasileiras que foram pioneiras no fubangacore. Bebel, da novela Paraíso Tropical, sempre chamava atenção com looks super produzidos e minissaias, Cheias de Charme, novela de 2012, reúne a estética maximalista e quase ‘cafona’, e Kelly Key, cantora que fez muito sucesso nos anos 2000, com hits como Cachorrinho, Sou a Barbie Girl e Baba.

Internacionalmente, Charli XCX retoma o estilo com muita atitude durante a era Brat, assim como Kesha e Britney Spears sempre tiveram uma quedinha pelo lado messy girl, muito bem representado nessa nova tendência.

Cheias de Charme
Cheias de Charme Cheias de Charme/Reprodução

E aí, a estética fubangacore combina com você? Separe sua calça jeans com o cós baixo, um saltinho e acessórios para vestir sua versão mais fubanga!

Publicidade