Festival de Cannes proíbe looks volumosos ou com nudez no tapete vermelho

Novo 'dress code' conservador relaciona roupas com nudez a 'falta de decência'

Por Duda Cardim 13 Maio 2025, 17h00
O

 Festival de Cinema de Cannes mal começou e já virou um dos assuntos mais comentados do momento. Depois do anúncio de uma mudança no dress code rigoso do evento nesta segunda-feira (12), parece que as celebridades terão que repensar suas produções para o tapete vermelho. Isso porque, de acordo com as novas normas do festival, looks volumosos ou com nudez estão proibidos

“Por razões de decência, a nudez é proibida no tapete vermelho, bem como em qualquer outra área do Festival”, indica o FAQ do site oficial do evento.

A organização ainda limitou produções volumosas sob a justificativa de que atrapalham o fluxo dos convidados. “Não são permitidos trajes volumosos, em especial aqueles com cauda grande, que dificultam o fluxo adequado dos convidados e a acomodação dos assentos no teatro.”

Segundo o site oficial, qualquer pessoa que não cumprir as novas regras de vestimenta será impedida pelas equipes de recepção de acessar o tapete.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Trendy Fashion & Aesthetics | Looking Confident (@lookingconfident_)

Embora a explicação para a mudança no dress code seja por “razões de decência”, algumas pessoas nas redes sociais relacionaram o caso com a aparição de Ye (Kanye West) e Bianca Censori no Grammys 2025. Na ocasião, o casal foi destaque na mídia por Bianca ter usado um vestido transparente no tapete vermelho.

“A esposa do Kanye West abalou tanto as estruturas ficando nua no Grammy”, dizia um comentário no X, antigo Twitter. 

Continua após a publicidade

No entanto, a atitude da organização do Festival foi bastante criticada por tratar a nudez e tecidos transparentes como uma característica vulgar. Segundo os comentários, essa nova regra seria um ato de conservadorismo que restringe a liberdade feminina e, inclusive, não faz sentido com o cinema francês, que sempre tratou a nudez com naturalidade e como parte da sua expressão artística.

“Cinéfilos franceses proibindo nudez é tipo peixes proibindo nadar”, comentou uma usuária do X. 

Continua após a publicidade

Lembrando que não é a primeira vez que o Festival de Cannes se mostra rigoroso quanto às suas exigências no dress code. Em 2015, a produtora dinamarquesa Valeria Richter, que teve parte do pé amputado, foi inicialmente barrada no tapete vermelho por usar sapatos baixos.

Apesar de nunca ter existido uma regra diretamente relacionada a isso, o caso se tornou alvo de protestos por parte de algumas celebridades. Julia Roberts caminhou descalça no tapete em 2016, e Kristen Stewart retirou seus saltos em 2018.

Continua após a publicidade

Se a nova norma vai ser seguida pelas famosas ainda não sabemos, mas já estamos curiosas para conferir os looks dessa edição, que acontece de 13 a 24 de maio.

Publicidade