Desfile da Schiaparelli em Paris tem look polêmico com cabeça de leão
A semana de alta-costura começou com controversas e a presença de Kylie Jenner, Doja Cat e Gkay
A tradicional semana de moda de alta-costura em Paris de janeiro já começou com tudo por conta do desfile da Schiaparelli nesta segunda-feira (23). Várias famosas marcaram presença, como Kylie Jenner e Doja Cat, e, inclusive, a influenciadora brasileira Gkay, que demonstrou emoção ao participar do evento pela primeira vez. Com looks ousados dentro e fora das passarelas, a grife italiana chamou a atenção do mundo fashion nas redes sociais principalmente por uma trazer uma cabeça de leão sintética em um dos looks.
Kylie Jenner
Kylie Jenner roubou a cena com um vestido longo preto de veludo que vem com uma cabeça de leão acoplada, que, apesar de não ser verdadeira, é bem realista. Ela completou com um sapato que possui os icônicos dedos dourados da marca e uma bolsa combinando.
Desfile
O leão apareceu na própria passarela, além de outros visuais que também tinham cabeças de animais sintéticas.
Em vídeo publicado no Instagram da marca, vemos os bastidores da produção dos “adereços”, assim como o conceito por trás da coleção do diretor criativo Daniel Roseberry, inspirada em O Inferno, primeira parte do livro Divina Comédia, do autor Dante Alighieri.
“O leopardo, o leão e a loba – representando luxúria, orgulho e avareza na icônica alegoria de Dante – em espuma esculpida à mão, resina, lã e pele sintética de seda, pintados à mão para parecer o mais realista possível. Nenhum animal foi ferido no desenvolvimento desses looks”, disse na legenda.
Para o designer, as criações são um “lembrete de que não existe céu sem inferno; não há alegria sem tristeza; não há o êxtase da criação sem a tortura da dúvida.”
Mesmo assim, o uso das cabeças de animais dividiu opiniões na internet. “Moda é arte. Mas a arte está acima do respeito pela natureza e animais em extinção? Para mim, não“, escreveu um usuário nos comentários do perfil da Schiaparelli. “A mensagem por trás desses vestidos é horrível“, falou outro. “Talvez esses looks não tenham prejudicado animais, mas mostrá-los dessa forma terá consequências. Isso parece glorificar e normalizar a caça furtiva desses animais e colocá-los como troféus e meras decorações“, acrescentou mais um.
This is all kinds of wrong. Although not real fur, it promotes to glamour of wearing animals. #Schiaparelli #peta #ParisFashionWeek #notofur #fashion #badtaste pic.twitter.com/BwJtW7Agnw
— Becky Tomo (@rebecca_tomo) January 23, 2023
No entanto, houve quem defendesse a liberdade artística do estilista, uma vez que todas as cabeças foram adornadas à mão e não houve violência contra os animais.
isso é o camp do camp. é intrigante e fascinante e repulsivo e tá 100% dentro da proposta do que a schiaparelli faz. as peças são 100% sintéticas, se nenhum animal foi ferido na confecção não vejo o ponto da crítica. é a liberdade artística do designer, e foi muito bem utilizada. https://t.co/P8EJGLbsjs
— ΛƧƬЯID (@theKicKiiinside) January 23, 2023
Doja Cat
Doja Cat foi outra celebridade que atraiu olhares ao chegar para assistir ao desfile. Ela apostou em um look inteiro vermelho (literalmente da cabeça aos pés!), usando uma maquiagem com mais de 30 mil cristais Swarovski – e, por isso, ela levou cerca de 5 horas para ficar pronta.
Chiara Ferragni
A influenciadora italiana Chiara Ferragni escolheu uma roupa toda preta com brincos dourados que remetem aos códigos marcantes da Schiaparelli.
Gkay
Por fim, outro destaque foi a brasileira Gessica Kayane, que chegou ~abalando~ com esta produção para viver um sonho, sua primeira vez na semana de alta-costura.
E aí, o que você achou do desfile da Schiaparelli na semana de alta-costura em Paris?