Da t-shirt ao biquíni da vez, o tie-dye estará em todo lugar neste verão

A estampa colorida vai continuar em alta também na próxima estação. Saiba tudo sobre ela aqui!

Por Thais Varela - Atualizado em 10 nov 2019, 11h23 - Publicado em 10 nov 2019, 11h20

Já faz algumas temporadas que o tie-dye voltou à moda. A estampa ultracolorida, que fez o maior sucesso durante os anos 1960 e 1970, continuará em alta neste verão e vai aparecer atualizada nas mais diferentes peças (do biquíni fashionista da estação até vestidos glamourosos para usar à noite), em tonalidades mais suaves e em produções urbanas, abandonando a ideia de só funcionar em visuais com aparência de praia.

Apesar de ter se popularizado com os hippies, o tie-dye é, na verdade, muito mais antigo e vem de tradições ancestrais de diferentes civilizações, que vão da América Latina Índia. O movimento de contracultura que se popularizou nos anos 1970 fazia um resgate do folk, das tradições dos antepassados, das religiões e filosofias do Oriente, e foi daí o retorno também dessa técnica de tingimento durante esse período.

O tie-dye vai bombar no próximo verão. Vem saber um pouco mais sobre a história dessa estampa! @palomabarbiezinha/Getty Images
O tie-dye vai bombar no próximo verão. Vem saber um pouco mais sobre a história dessa estampa! @sofiarichie / @gioserrano/Instagram

Ao longo da história, a estampa psicodélica sempre esteve associada à movimentos culturais que pregavam a liberdade, união e amor. Nos anos 1990 e 2000, o universo das raves, festivais de música eletrônica que reuniam jovens ao redor do mundo, também adotou o visu colorido do tie-dye em seus looks.

Agora, ele retorna no contexto do mundo globalizado, com uma mistura de culturas e diversos conflitos… Quem sabe, para trazer novamente a mensagem de “paz, amor e união”, o respeito pelo outro e o fim de tanto ódio com esse resgate multicultural que sua origem tem. Você já parou para pensar em quantas coisas uma ~simples~ tendência pode transmitir?

O tie-dye vai bombar no próximo verão. Vem saber um pouco mais sobre a história dessa estampa! @euninagrabriella / @jadepicon/Instagram
O tie-dye vai bombar no próximo verão. Vem saber um pouco mais sobre a história dessa estampa! @maisa / @manugavassi/Instagram

Neste verão, prepare-se para ver o tingimento psicodélico em moletons oversized, t-shirts, calças largas, bolsas, shorts, acessórios de cabelo, biquínis e muito mais. As combinações com um toque grunge (alô coturno e chuncky sneakers) também ganharão o colorido da estampa, dando um ar moderninho à produção. Pronta para aderir a essa estampa cheia de significados?

*Quem deu informações para esta matéria: Marcio Banfi, professor da pós-Graduação em Styling e Imagem de Moda da Faculdade Santa Marcelina.

Continua após a publicidade
Publicidade