Como uma coisa entra na moda?

Começa com um simples burburinho, de repente todo mundo começa a vestir e pronto: está na moda! Entenda como as roupas entram na moda

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 13h03 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Entenda o passo-a-passo dos modismos

Tudo começa…

Qualquer coisa influencia a moda – os lançamentos da Apple, o crescimento econômico da Índia, a turnê mundial de uma grande banda de rock e até as pirações de jovens desencanados pelas ruas das grandes cidades.

Trendsetters

Os farejadores de tendência correm o mundo atrás do que pode ser moda no ano seguinte. Depois eles vendem suas previsões para fabricantes de roupas, de cosméticos, de celulares e até de refrigerantes.

Na passarela

Os estilistas também pesquisam tendências, e suas apostas viram coleções nas semanas de moda ao redor do mundo. É como se cada um desse sua opinião – por isso as roupas são meio exageradas.

Continua após a publicidade

Desvio de rota

As cores e os tecidos indianos são lindos, mas, se a colheita de algodão micar, as coleções terão de usar tecidos sintéticos. A indústria têxtil não tem o charme fashionista, mas consegue mudar o curso da moda.

Vitrines badaladas

As roupas dos desfiles vão parar nas vitrines mais bacanas dos shoppings, já sem tanto exagero. Só que ainda custam muito caro.

Continua após a publicidade

Revistas

Os editoriais de moda traduzem as novidades e ensinam como usar as peças diferentonas. A essa altura, a gente já está até achando que jeans slim e bota para fora nem são tão esquisitos.

Você pode ter uma

Grifes mais democráticas percebem quais peças pegaram entre o público e produzem versões com custo menor. Você, finalmente, pode se dar ao luxo de experimentar aquele look que só existia na loja cara.

Continua após a publicidade

Todo mundo igual

Até os sem-estilo estão usando o look. Hora de aposentar a peça. No futuro, quando você usar esse look, algum farejador pode te ver, gostar e apostar nessa tendência. Aí começa tudo de novo.

Desvio de rota 2

A mídia é uma poderosa criadora de tendência. Saias longas podem ser a aposta da moda em Paris, mas se aparece uma banda mexicana com figurino college e sensual, saias curtas e plissadas voltam às vitrines na hora.

Publicidade