Como o figurino de ‘Hamnet’ transforma luto em narrativa visual
De forma sensível, as roupas do filme de Chloé Zhao acompanham a dor e a transformação dos personagens ao longa da história
amnet, novo filme da diretora Chloé Zhao, conta a história de William Shakespeare e de sua esposa, Agnes Hathaway, interpretados por Paul Mescal e Jessie Buckley, com o intuito de exibir o mistério por trás de uma das obras mais famosas do dramaturgo, a peça Hamlet. O longa-metragem é inspirado no livro da autora irlandesa Maggie O’Farrell e apresenta a trágica história verídica da morte do único filho homem de Shakespeare, com foco na dor vivida por sua esposa, Agnes.
Com um forte apelo emocional, o filme revela o poder da arte em desafiar e curar feridas profundas. Para dar vida ao livro que foi escrito baseado nessa história de luto, Zhao recorreu ao trabalho da figurinista Malgosia Turzanska, responsável por dar vida aos trajes da época elisabetana em um trabalho minucioso e preciso, reforçando a estética dramática da obra.
Uma história de luto, arte e memória através do figurino de Hamnet
A figurinista revelou, em entrevista ao Focus Feature, que um dos primeiros passos foi ‘trabalhar de dentro para fora’, priorizando a profundidade dos personagens, principalmente a construção de Agnes, que funciona como o fio condutor do longa-metragem.
O mais interessante de se analisar é a forma como os figurinos evoluem em sintonia com as emoções dos personagens. As cores, que possuem grande poder na hora de representar os sentimentos, são utilizadas com maestria por Malgosia, desde o momento em que William conhece Agnes até as cenas finais do filme.
“Vestimos Agnes com roupas de linho em tons vibrantes de vermelho e laranja, que foram se transformando gradualmente à medida que ela passava de esposa a mãe e, por fim, a alguém lidando com uma tragédia. Seu traje vermelho vivo vai adquirindo um tom ferrugem com o tempo, até chegar a um roxo-ameixa mais escuro. No final, suas roupas voltam a ficar um pouco mais vermelhas, conforme sua vitalidade retorna”, revela Malgosia na entrevista.
O figurino de Shakespeare, por sua vez, foi utilizado para evidenciar seu estado emocional. Por isso, os arranhões e rasgos nas roupas estão presentes desde o início da trama. Conforme sua vida vai se tornando cada vez mais complexa, esses elementos aumentam gradualmente para simbolizar o caos da sua vida.
Para o figurino dos gêmeos, Judith e Hamnet, a figurinista afirma ter enfrentado dificuldades durante o processo de pesquisa para analisar como as crianças se vestiam naquela época. Ao observar pinturas, ela percebeu que muitos desses retratos eram de famílias de classe alta, apresentando crianças com roupas muito rígidas.
“Não havia muito movimento nelas, o que é totalmente contrário ao espírito dos gêmeos. As pinturas de Sebastiaen Vrancx foram úteis porque ele capturou adultos e crianças em poses muito dinâmicas. Eles estão caindo e rolando, e você vê várias camadas de roupa. Foi útil ver as roupas em movimento. Combinei isso com nossa pesquisa sobre trajes elisabetanos para criar as roupas das crianças. Abandonei os tecidos tradicionais para garantir que as roupas fossem um pouco mais leves e que permitissem que elas se movessem com facilidade.”
A profissional encerra a entrevista dizendo que a mensagem final do filme se conecta ao poder curativo da arte, e não poderíamos deixar de destacar o figurino como um dos elementos narrativos e estéticos fundamentais na construção dessa identidade, com o poder de conectar emoções e construir de forma rica a realidade da história.
Seu trabalho deu muitos frutos, inclusive uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino.
Hamnet já está nos cinemas brasileiros. O Oscar acontece em 15 de março.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
🎭 Oscar 2026: os indicados a Cabelo e Maquiagem
Veja como e onde comprar os itens de Volta às Aulas 2026 da CAPRICHO
Harry Styles anuncia novas datas no Brasil após corrida por ingressos
O look fascinante de Bruna Marquezine no desfile de alta-costura da Chanel
Os detalhes dos looks brilhantes de Rayssa Leal em sua festa de 18 anos





