Chinelo da Havaianas se tornou o item de moda mais desejado do momento
Calçado foi eleito o produto mais cobiçado do mundo no terceiro semestre de 2025, segundo a Lyst.
índice do terceiro trimestre de 2025 da Lyst Index, plataforma global de compras e busca de moda on-line, confirmou que a Havaianas Top Flip-Flops, o famoso chinelo preto da marca.
Ele ocupa o primeiro lugar entre os itens mais desejados dos últimos meses: o queridinho brasileiro ficou à frente do modelo Le Loafer da Saint Laurent, o Chunky Sweater, da marca COS, entre outros produtos semelhantes de marcas de luxo.
Mas, afinal, o que essa tendência de consumo indica? Calma, que a gente te explica. Na análise anterior da Lyst, um calçado parecido com o modelo da Havaianas ocupou o top 1 entre os itens mais “quentes” da temporada e deu o que falar.
O item em questão é o modelo Dune Sandal da marca The Row, das atrizes Mary-Kate e Ashley Olsen que, na época, custava US$ 750, cerca de R$ 4 mil. Enquanto isso, o modelo clássico da marca brasileira que está em primeiro lugar custa em torno de R$ 54,99.
A semelhança visual entre os dois produtos, somada à discrepância de preços, intensificou a discussão sobre o valor agregado às peças. Os brasileiros reagiram em tom de crítica nas redes sociais, destacando que o modelo Dune Sandal se assemelha a um chinelo comum, como os da Havaianas. E tudo isso reforçou o próprio slogan da marca, que é “recuse imitações”.
O perfil brasileiro da Havaianas chegou a comentar na publicação do Instagram da Lyst, dizendo que “Não tem segredo, as originais nunca saíram de moda”, e a conta europeia da marca também vibrou pela conquista: “Top on top” que, traduzindo para o português no sentido figurado, nada mais é do que “O melhor dos melhores.”
O calçado “comum” passa a ocupar o cargo de Top on Top da moda, não apenas por tendência, mas, sim, por representar um olhar mais leve, democrático e autêntico.
A ascensão do modelo de chinelo mais querido do Brasil demonstra algo que há tempos vem sendo posto à prova: o conforto prevalece no gosto dos clientes.
O mercado global parece, enfim, perceber a força do design e da cultura brasileira. Além de aprofundar a discussão sobre o que define o valor de um produto, em relação ao preço e o significado que ele carrega.
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