Calça jeans de cintura baixa tem significado simbólico em ‘The Last of Us’

Figurinista da série revela por que Ellie, interpretada por Bella Ramsey, e os Infectados usam peça de roupa queridinha dos anos 2000

Por Duda Cardim Atualizado em 20 Maio 2025, 17h04 - Publicado em 20 Maio 2025, 17h00
F

alta apenas um episódio para a segunda temporada de The Last Of Us acabar (chore se você chorou ). Mas, enquanto isso, ainda podemos analisar o figurino da série, que, em meio aos confrontos com os Infectados, tem um item de moda que se repete.

Você já reparou que todos os personagens, inclusive Ellie (Bella Ramsey), usam calça jeans de cintura baixa? E essa escolha tem algumas explicações por trás.

O primeiro e mais óbvio motivo de essa peça ter tanto destaque é que a pandemia causada pelo fungo Cordyceps teve início em 2003, interrompendo toda a vida normal, incluindo a produção de roupas. Assim, os looks se enquadram na ideia de serem sobras da época e, no início dos anos 2000, essa era a modelagem que estava em alta.

Continua após a publicidade

Tanto Ellie quanto Dina (Isabela Merced) usam os jeans de cintura baixa, mas, além delas, os Infectados também aparecem com a peça no estilo Y2K. “Eles [os Infectados] eram pessoas comuns antes de serem infectados, então os vestimos de acordo [com essa premissa]”, afirmou Ann Foley, figurinista da produção da HBO Max, em entrevista à revista norte-americana InStyle.

Para compor o visual vintage e com aparência ‘gasta’, Ann Foley comentou que muitas peças foram encontradas em arquivos de figurino e brechós. Já as mais novas foram customizadas com rasgos e manchas para fazer parte da estética apocalíptica.

Continua após a publicidade

No entanto, além da contextualização da época, as calças jeans de cintura baixa têm um papel simbólico na narrativa. No início dos anos 2000, quando começaram a fazer sucesso, essa silhueta foi um marco na moda por destacar corpos ultramagros. Na época, a ideia de estar sensual no ponto de vista masculino era vendida como uma atitude empoderadora para as mulheres. Enquanto o caimento superjusto estimulava garotas a ficarem cada vez mais magras, o cós baixo deixava o corpo à mostra e, muitas vezes, a calcinha também.

Diante desse contexto, colocar os jeans de cintura baixa nos Infectados também é uma piada irônica sobre a lavagem cerebral feita pelo culto à magreza. Nesse mesmo sentido, quando uma personagem forte como Ellie a veste, há um contraponto à ideia das meninas frágeis e hipersexualizadas que costumavam ser associadas a esse tipo de calça.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by The Last of Us (@thelastofus)

Para se manter fiel à época, Ann Foley ainda selecionou as marcas mais queridinhas dos anos 2000, como Gap, Old Navy, Eddie Bauer, Columbia e Vans. Para os Infectados, foram mais de 100 pares de calças jeans, enquanto Ellie teve 50 pares de calças Levi’s só para ela, mas de um modelo diferente.

A protagonista interpretada por Bella Ramsey passa a adotar uma modelagem mais larga à medida em que a série chega ao fim, de modo a remeter ao figurino de Joel (Pedro Pascal) e também para representar sua fase mais segura – e movida por vingança.

E você, já tinha reparado nas calças jeans de cinturs baixa de The Last of Us?

Publicidade