
Berimbau Brasil celebra fonte de vida do Maranhão na Casa de Criadores 56
Marca comandada pelo estilista Sandro Freitas se inspira na palmeira babaçu e no sustento que ela proporciona às comunidades maranhenses
omandada por Sandro Freitas, a Berimbau Brasil apresentou sua coleção ‘Babaçu‘ na Casa de Criadores 56, neste sábado (26), no Centro Cultural de São Paulo. Cumprindo com seu propósito de exaltar a potência cultural do Maranhão, o estilista se inspira na palmeira babaçu e no coco que ela produz, enxergando neles uma riqueza natural que sustenta comunidades e traduz a força das mulheres quebradeiras, que se dedicam à coleta do fruto.
“A Berimbau Brasil é uma marca maranhense e eu, como maranhense, busco sempre trazer temas que falem sobre a cultura maranhense como uma forma de construir uma identidade que seja de uma moda maranhense também”, afirma Sandro Freitas à CAPRICHO.
“Como única marca maranhense hoje em dia em uma semana de moda, a gente carrega uma grande responsabilidade de representar culturas que muitas vezes são esquecidas ou apagadas, assim como a cultura do cultivo do coco babaçu, que é uma base econômica de milhares de famílias no Maranhão, no Pará e outros estados aos arredores.”

“Trazemos esse tema para o centro da moda como uma forma de avisar essas famílias que elas não foram esquecidas e para mostrar ao Brasil que existe uma cultura por trás do babaçu e que ele é muito importante para a permanência cultural e econômica dessas famílias“, completa.
As peças mostradas na passarela da semana de moda autoral revelam elementos visuais do babaçu, seja pela textura das palhas, os tons terrosos das cascas ou o brilho dourado do óleo que vem do coco. Somado a isso, existe ainda a escolha de cortes contemporâneos, que resgatam a ancestralidade afro-brasileira, tão presente no DNA da Berimbau.

A coleção ainda contou com a parceria do artista maranhense Ronan Ribeiro, responsável pela marca Amanayê, que desenvolve criações artesanais por meio da técnica do macramê, e também de seis estudantes do curso de ‘Processos Criativos Para Fazer Uma Coleção de Moda’, realizado junto com o Museu da Diversidade Sexual. No desfile, a marca se uniu pela terceira vez à Puma, que emprestou modelos do seu tênis do momento, o Speedcat, para compor vários looks.
A data do desfile caiu no dia do aniversário de 30 anos de Sandro Freitas, que aproveita para celebrar sua trajetória na moda, a resistência da criatividade maranhense e a realização de mais um sonho. “Parece um pouco clichê aquela frase que fala: ‘Se sonhos existem é porque podem ser realizados’. E eu assino embaixo, porque eu sempre assisti a Casa de Criadores lá do Maranhão, sem ter nenhuma referência ou estrutura e, hoje, me ver aqui é uma grande realização.”

“Poder fazer 30 anos hoje na Casa de Criadores é como se fosse uma mensagem da minha ancestralidade dizendo: ‘Olha, toda vez que eu sussurrei no seu ouvido, eu estava te guiando para o caminho certo’. E, hoje, eu sinto que eu estou nesse caminho e estou cada vez mais me realizando”, conclui ele.
@capricho Sandro Freitas, estilista da Berimbau Brasil, fala sobre a coleção ‘Babaçu’, apresentada na Casa de Criadores 56. A partir do reconhecimento da potência da palmeira, que sustenta tantas famílias, a marca celebra a cultura do Maranhão na semana de moda autoral. ✨ #casadecriadores #desfile #berimbaubrasil #semanademoda
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.