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Ateliê Mão de Mãe sonha em continuar fazendo história com moda ancestral

Após lançarem coleção com a C&A, Vinicius Santana e Patrick Fortuna voltam à programação do SPFW e vão abrir loja física em Salvador

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 18h11 - Publicado em 25 out 2023, 12h01
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A marca baiana Ateliê Mão de Mãe, fundada por Vinicius Santana, sua mãe Luciene Santana e Patrick Fortuna, se uniu à C&A para criar uma coleção chamada ‘Memórias’, que celebra a arte manual e ancestral já reconhecida dos estilistas. A parceria já é um grande sucesso e chega em um momento importante para a AMM, que envolve o retorno às passarelas da São Paulo Fashion Week e a abertura de uma loja física em Salvador. Em entrevista à CAPRICHO, Vinicius Santana comemora: “É só o início de muitas conquistas. Vamos expandir ainda mais para que o crochê continue fazendo história como tem feito“.

Vinicius conta que a colaboração com a C&A surgiu a partir de um encontro através do projeto Nordestesse e que ela vem para facilitar o acesso aos produtos tão desejados do Ateliê Mão de Mãe. “Começamos a observar que a gente tem um público que nos acompanha mas que ainda não tem o poder aquisitivo de adquirir uma peça de crochê 100% feita à mão. E, com a C&A, conseguimos democratizar os produtos, que são inspirados no nosso trabalho, uma vez que foram feitos em tricô em máquina, e também expandir a nossa marca.”

A coleção ‘Memórias’ traz vestidos, tops, bolsas, camisas, calças, shorts e até óculos de sol que carregam a identidade da etiqueta baiana, com preços que vão de R$ 99,99* a 319,99*.

Coleção C&A com Ateliê Mão de Mãe
Coleção C&A com Ateliê Mão de Mãe C&A/Divulgação

E as novidades da AMM não acabam por aí. No dia 11 de novembro, Vinicius, Luciene e Patrick voltam à programação da SPFW N56, com a coleção ‘Água de Meninos’, inspirada na Feira de São Joaquim, em Salvador, que tem mais de 300 anos de existência. “É um lugar que a gente tem muita memória afetiva, eu cresci nessa feira. Um lugar diverso e rico em sabores, em cheiros, em cultura, em cor“, afirma Vinicius à CAPRICHO. “Vamos trazer tops personalizados com cestaria que compramos na Barraca do Nau, que é um dos grandes centros de distribuição de palhas e de trabalhos artesanais da Feira de São Joaquim.”

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Logo, os fundadores da marca soteropolitana também vão abrir seu primeiro espaço físico em Salvador. “Hoje, a gente costuma dizer que moramos no Ateliê, e não mais na nossa casa. Então, a loja vai trazer essa divisão e ter um lugar mais a nossa cara e mais confortável para expor a nossa arte e receber amigos e clientes. Queremos torná-la um cartão-postal de Salvador e, para além disso, ser um centro para continuarmos fomentando o trabalho social que fazemos aqui”, conta o estilista.

“Trabalhamos com 80 mulheres, e todas elas em casa, então queremos esse espaço onde futuramente possamos abrir cursos para elas se profissionalizarem e ter reuniões e encontros. Queremos continuar fortalecendo essa cadeia, proporcionar melhorias de trabalho às artesãs e também temos o sonho de profissionalizar novas pessoas e fazer uma contribuição ainda maior para a sociedade, incluindo mulheres trans no mercado de trabalho e oferecendo cursos profissionalizantes para pessoas da periferia e em situação de vulnerabilidade social“, completa.

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Os sonhos continuam com a vontade de abrir outras lojas físicas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, pontos de foco de venda da marca. “Isso faz parte de um fortalecimento de uma arte ancestral. E a gente enxerga tudo como conquistas, e que a AMM tenha vida longa.”

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*Preços consultados em 25 de outubro de 2023. Sujeitos a alterações. As compras feitas através deste link podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

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