Continua após publicidade

Ana Xisdê enxerga relação entre moda e games: “Personalidade e rebeldia”

Delineado colorido, roupas confortáveis, fones de ouvido... A apresentadora de eSports conta como seu estilo é influenciado pelo universo lúdico dos jogos

Por Duda Cardim Atualizado em 29 out 2024, 18h37 - Publicado em 18 jun 2023, 10h00

O mundo dos games cresceu ainda mais durante a pandemia e, hoje, além de querer pertencer a esse universo, as pessoas buscam entender como ele funciona. Os aspectos visuais marcantes, como os fones de ouvido e os cabelos coloridos, fazem parte da identidade criada por quem joga profissionalmente.

Ana Xisdê, criadora de conteúdo, gamer e apresentadora de eSports, conta à CAPRICHO qual a relação da moda com esse universo. A identidade gamer começa a ser construída dentro dos jogos e continua fora deles, na decisão do equipamento e do look do dia.

A rebeldia do passado marca as escolhas do presente. Ana conta que, por mais que o estilo de vida caseiro acabe sendo o maior fator, existem diversos tipos de jogos com diferentes temas. As ‘skins’, como chamam os recursos de visual dos personagens, são uma forma de expressão dentro das telas, e a customização do boneco traz personalidade. A moda também funciona, uma vez que o jeito como nos vestimos pode traduzir a mensagem que queremos passar e a singularidade de cada um. Assim, o look prioriza roupas confortáveis, mas coloridas e com elementos significativos.

CH: A escolha da roupa das personagens influencia o seu estilo pessoal? Você já se inspirou em alguma?

Ana Xisdê: A escolha de roupas de personagem dentro do jogo influencia nosso estilo, por mostrar que o visual faz toda a diferença. Nos expressamos através do estilo, é um statement. Quando jogamos muito com um personagem ou equipamento, queremos usar roupas ou pinturas que demonstram isso de alguma forma. Quando estamos no mundo, queremos que nossas roupas demonstrem nossa personalidade também. Não é necessariamente sobre se “inspirar” em uma roupa de personagem, mas sim sobre o sentimento que aquilo te passa e a importância que damos para essa parte.

Fundo branco, na frente Ana Xisdê aparece em pé com o corpo um pouco reclinado para a direita. Ela tem o cabelo roxo e veste uma blusa de manga comprida azul, um cinto escuro, uma calça bege e uma sandália laranja com meia.
Ana Xisdê fala sobre moda Divulgação/Divulgação

O conforto sempre estará em primeiro lugar para nós”, afirma a gamer. Ao falar das tendências da moda, ela afirma que essa rotina ajuda a abraçar as mudanças de maneira mais rápida, afinal, estão acostumados com a agilidade do mundo cibernético. No entanto, se a peça não for confortável… Fica difícil!

Continua após a publicidade

Os gamers rebelam-se contra os estereótipos que lhes foram atribuídos, que normalmente envolvem a imagem de preguiçosos, tímidos e reclusos.

Quando se fala em estética gamer, é provável que uma das primeiras imagens que venha à cabeça seja o cabelo colorido. Essa característica é um meio de expressão da identidade e das vontades. “Personalidade e rebeldia”, define Ana. Os gamers rebelam-se contra os estereótipos que lhes foram atribuídos, que normalmente envolvem a imagem de preguiçosos, tímidos e reclusos. As cores nos fios do cabelo são uma resposta para a visão negativa da sociedade e para a falta de apoio e confiança. Além disso, supercombina com o mundo virtual, em que as cores e o lúdico fazem parte da expressão. 

CH: Quanto à maquiagem, continua no colorido ou vai para o básico?

Ana Xisdê: A maquiagem vai para o colorido também, podendo ser mais básica dependendo do ambiente, já que os gamers adoram conforto. O que percebo ser indispensável no kit de qualquer gamer é um bom delineado, se for colorido, melhor ainda! O delineado gatinho colorido já faz parte da minha identidade, é quase uma assinatura visual.

Ana Xisdê encara a cêmera enquanto usa batom preto e delineado. Seu cabelo roxo está preso em maria chiquinha e veste blusa de manga comprida preta com gola branca aparente, cinto grande com fvela prata e saia preta também.
Ana Xisdê e a estética gamer Divulgação/Divulgação
Continua após a publicidade

Cores e conforto são dois termos que parecem fundamentais para o mundo dos games. Isso é traduzido nas roupas dos jogadores junto com a beleza, cabelo, maquiagem e acessórios. Não é à toa que a melhor opção são os colares, até porque os brincos maiores podem atrapalhar. Mas vai além: “A moda gamer ultrapassa roupas e acessórios”, afirma Ana Xisdê.

Quando escolhemos nosso fone de ouvido, sabemos que ele fará parte do nosso dia a dia como um todo e, por isso, muitas vezes ele estará relacionado a toda a estética nossa e/ou do nosso setup. Por exemplo, eu amo roxo e coisas assimétricas, e o fone que sempre uso é rosa de um lado e roxinho do outro, de um jeito meio estilizado. Isso tem muito a ver comigo como pessoa, mas também pode ter a ver com os equipamentos que usamos. Muitas vezes, o gamer escolhe um fone branco e rosa, por exemplo, e também adquire mouse e teclado da mesma cor, mousepads, monitores, etc., criando todo o ambiente com esse estilo. Ou seja, a moda gamer ultrapassa roupas e acessórios, a gente vai harmonizando tudo à nossa volta com o estilo. Passamos muito tempo em frente ao computador, ele se torna parte de nós e o estilizamos de acordo com uma estética. Por normalmente se tratarem de fones grandes, eles dificultam o uso de brincos, então, sim, temos preferências por colares. No meu caso, quando saio de casa, muitas vezes gosto de usar um brinco grande para mostrar personalidade, mas realmente eles não fazem parte do meu dia a dia por conta do uso do fone.”

View this post on Instagram

A post shared by Ana Xisdê | Games e Entretenimento (@anaxisde)

A moda é uma forma de expressão. Quando se inicia um jogo novo, o gamer cria um novo personagem que vai representá-lo nas telas. Quando se inicia um novo dia, qual o processo para decidir a roupa do dia? Ana Xisdê faz questão de mostrar sua personalidade e gostos sempre.

Continua após a publicidade

CH: Qual o seu processo para escolher o look para o dia a dia ou para um evento? Qual a mensagem que você deseja passar?

Ana Xisdê: Na hora de escolher um look, busco peças confortáveis pensando onde irei, quanto tempo ficarei de pé ou sentada e a temperatura. Depois, penso em uma composição de umas duas peças ou cores/estampa que quero fazer e construo o resto a partir disso. Quando estou em um evento, a imagem que desejo passar é de uma profissional divertida, representar as mulheres e falar com o público masculino ao mesmo tempo, mostrar que gamer também tem outros interesses, também sai, também namora, mas que dá valor a ficar em casa, jogar e estar bem.

Ana conectou a moda com os jogos, enxergando como essas duas áreas conversam entre si. Ela leva as necessidades do momento de jogo para a maneira de se vestir e faz questão de estender seu visual para os equipamentos que utiliza. Hoje, mais do que nunca, entende a importância da sua identidade e não abre mão de ser quem é. “No meu look de casamento, por exemplo, eu incluí um item que foge totalmente ao tradicional. Vou usar uma Melissa, que é a minha cara. Mas não só isso, eu sempre uso sandália com meia, outra assinatura visual minha. Então, não poderia ser diferente, foi assim no casamento civil e vai ser na cerimônia, um dos momentos mais importantes da minha vida”. Fofo, né?

Ana Xisdê está no centro da imagem olhando para a camera. O cabelo roxo está preso em um rabo de cavalo, ea veste casaco de pelos com estampa de oncinha e calça xadrez.
Ana Xisdê fala sobre identidade Divulgação/Divulgação

Para finalizar, Ana Xisdê compartilha que vê um futuro promissor na relação dos games com a moda, afinal, a tecnologia e o crescimento do mundo gamer geram interesse para o mercado fashion. No entanto, para ela, o mais importante continua sendo o uso do estilo como forma de expressão, e sua identidade única e personalidade rebelde são seus maiores valores.

E você, como faz para expressar sua personalidade? Conta para a gente!

Publicidade