A semana de moda de Copenhagen entrega tudo no street style (mais uma vez)
Não é que a gente usaria necessariamente estes looks, mas eles nos inspiram a ampliar horizontes e pensar fora da caixa ;)
Parece que, em um contexto de semana de moda, as pessoas costumam se sentir mais à vontade para ousar nos looks e fazer umas pirações diferentes sem tanto medo de serem julgadas, né? Eu, pelo menos, sinto isso até quando vou ao São Paulo Fashion Week. Se você optar por uma roupa básica, tudo bem, e se preferir uma montação elaborada, tudo bem também. Nesses eventos, fico com a sensação de que todo estilo é válido, e ninguém é melhor por se vestir de uma certa maneira, e tenho a mesma impressão com o street style internacional. Recentemente, rolou a semana de moda de Copenhagen, que sempre entrega looks autênticos, o que não necessariamente significa que tenho vontade de usá-los, mas não há como negar que eles me inspiram a sair da minha zona de conforto e me incentivam a experimentar e brincar com diversas combinações, texturas e volumes.
Pensando nisso, trouxe neste texto desta coluna* 12 visuais que apareceram nas ruas da capital da Dinamarca que também podem te incentivar a explorar a sua personalidade através da moda sem ficar se preocupando com possíveis “erros”. O que importa é se divertir! 😉
A cidade europeia está vivendo o inverno, então, embora não possamos tirar os casacões do armário de imediato aqui no Brasil, você pode salvar as fotos e deixá-las de inspiração para a próxima temporada.
Oversized
Já ouvimos demais a “dica” ultrapassada de que, para atingir o “equilíbrio ideal” ao usar uma peça oversized, é preciso combiná-la com uma outra de modelagem ajustada. Pode esquecer, viu? Estas fotos provam que looks inteiros com shape amplo e exagerado ficam superestilosos! Por isso, a sugestão do dia é deixar essa regra de lado e brincar com o volume de um jeito mais chamativo. Se você gostar, ótimo; se não, não tem problema. Vale a tentativa!
Mix de cores
Eu assumo: tenho dificuldade em usar cores vibrantes juntas. Porém, durante a pesquisa de pauta, me deparei com estas imagens e pensei: “Que lindo, por que eu não faço isso mais vezes?”. O ponto não é que precisamos entrar em toda e qualquer tendência, não é isso. Mas tentar entender por que eu acho incrível nos outros e não em mim – no meu caso, talvez seja mais um problema de autoestima mesmo; por outro lado, pode ser que eu teste e continue me sentindo desconfortável e, aí, faz parte, né?
Um bom truque é começar a colorir pelos acessórios e incluir algum item preto na composição. Azul com amarelo e verde com rosa funcionam superbem juntos!
Ah, esta criadora de conteúdo é a Nnenna Echem, uma das que eu mais amo para me inspirar em looks coloridos e fashionistas <3
Mix de estilos
Por falar em misturas e ideias diferentonas… A semana de moda parece ser um espaço seguro para misturar estilos em um único visual. Neste aqui, da influenciadora Emili Sindlev, por exemplo, o blazer, que dá uma cara formal, ganhou um ar despojado do boné e do tênis, além da gravata floral e da minissaia amarela.
Então, o objetivo é montar uma composição com roupas que são tradicionalmente vendidas como específicas para ocasiões descontraídas com outras que são lidas como “arrumadinhas”. Topa fazer esse desafio com o que você tem no armário? Respeitando os seus gostos e limites, claro!
Um toque de personalidade no básico
A montação exagerada não faz seu estilo? Relaxa que no street style também tem muuuuitos looks clássicos e básicos! O ~pulo do gato~ é trazer um toque de personalidade ao resultado. Ou seja, um conjuntinho neutro de alfaiataria, por exemplo, fica mais interessante com um lenço estampado no cabelo ou uma bota prata metalizada.
Os cortes das peças são outro ~detalhe~ que vale a pena prestar atenção. E os acessórios, como óculos de armação vintage, colar de correntes ou até mesmo o penteado arrematam tudo com chave de ouro!
Aqui, a produção ficou mais atrativa com a calça estampada e a bolsa jeans. Que tal?
E, neste caso, a influenciadora Emma Fridsell mostra que uma simples regata branca pode fazer parte de uma proposta cheia de atitude com uma saia midi de tricô, casacão bordô de pelinhos rosa e uma maquiagem belíssima, sem contar o cabelo também rosa.
E aí, qual desses looks da semana de moda de Copenhagen te inspirou a dar uma pirada e explorar novas combinações na sua próxima escolha de visual?
*A coluna O Mundo de Sofia é escrita por Sofia Duarte, repórter de moda e beleza da CAPRICHO.