A moda no cinema: filmes sobre modelos, fotógrafos…
Confira algumas das produções cinematográficas¿que mostram tudo sobre o dia-a-dia dos profissionais
Cinema e moda sempre andaram juntos. Não é raro um estilista inspirar sua coleção em algum filme e os diretores usarem a própria moda como tema de seus longa-metragens. Como o assunto e a variedade de atrações é muito grande, nós selecionamos os melhores filmes de moda sobre modelos, fotógrafos, bastidores, jornalistas e fashionistas.
Categoria modelos:

Cinderela em Paris (Stanley Donen, 1957)
Musical onde a atriz ícone fashion Audrey Hepburn faz o papel de uma vendedora de livros que, do dia pra noite, é transformada em modelo. Os figurinos dela são todos de Givenchy. Um luxo.
Zoolander (Ben Stiller, 2001)

Comédia que satiriza o mundo da moda e, principalmente, dos modelos masculinos. Ben Stiller, que também dirige o filme, faz Derek Zoolander, Após perder o cargo de modelo número um no meio artístico, Derek passa por uma lavagem cerebral que o transforma em um assassino cuja missão é matar o presidente da Malásia.
Factory Girl – Uma Garota Irresistível (George Hickenlooper, 2006)

Recém lançado no Brasil, o filme conta a história de Edie Sedgwick (Sienna Miller), modelo americana que foi musa do artista Andy Warhol e morreu, aos 28 anos, de overdose. O filme causou polêmica por retratar o suposto relacionamento que Edie teve com Bob Dylan, que no filme é interpretado por Hayden Christensen, o Anakin Skywalker dos filmes Guerra nas Estrelas, com o nome de Billy Quin.
Categoria fotógrafos:
Blow-up – Depois Daquele Beijo (Michelangelo Antonioni, 1966)

Um clássico do cinema, o filme se passa em Londres, onde um fotógrafo acaba retratando, acidentalmente, um crime no parque. Repare na belíssima Verushka, modelo bem famosa naquela época.
Categoria bastidores:
Prêt-à-Porter (Robert Altman, 1994)

Em Paris, durante a semana de apresentação das coleções prêt-à-porter, vários personagens se cruzam em sub-tramas. Paralelamente aos desfiles, é investigada a morte do Presidente da Câmara de Alta Costura, que tinha vários desafetos, incluindo sua própria esposa. O número de suspeitos só vai crescendo, apesar de, na verdade, ele ter morrido ao se engasgar com um sanduíche. O filme satiriza a semana de moda de Paris, e conta com a participação de vários atores de peso: Julia Roberts, Kim Basinger, Forest Whitaker, Sophia Loren, Marcello Mastroianni e, é claro, várias modelos. Ah, e ainda tem o figurino: Armani, Vivienne Westwood, Chanel
Unzipped (Douglas Keeve, 1995)

Documentário novaiorquino que mostra a preparação da coleção de Issac Mizrahi, o desfile e a manhã seguinte. Na época, o estilista estava no auge e a sua marca era produzida pela Chanel. Repare na passarela, quando aparecem todas as tops dos anos 90: Kate Moss, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford…
Categoria jornalistas:
O Diabo Veste Prada (David Frankel, 2006)

O filme foi baseado numa história real: uma jornalista iniciante e mal vestida do interior se muda para Nova York e vai trabalhar numa revista como assistente da editora severa e workaholic interpretada por Meryl Streep. A revista em questão, chamada de Runway no longa, é, na verdade, a Vogue americana. Repare nos figurinos incríveis escolhidos por Patricia Field, a mesma de Sex and the City.
Categoria fashionistas:
Maria Antonieta (Sofia Coppola, 2006)

Provavelmente a primeira fashionista da história, a rainha da França, interpretada por Kirsten Dunst, aparece em cenas de absoluto desbunde fashion: comprando roupas e sapatos enquanto toma champagne e come morangos com as amigas. Repare na cena em que, entre os sapatos de época, aparece um all star azul de cano médio. Superpop!