30 anos de SPFW: transforme em realidade o sonho de trabalhar com moda

O maior evento de moda do país celebrou 30 anos e o Senac, escola oficial do evento, prova que está ao lado de quem faz a moda brasileira bombar

Por Abril Branded Content 12 nov 2025, 19h19

Quando o São Paulo Fashion Week nasceu, lá nos anos 90, a moda brasileira ainda estava se  descobrindo. Três décadas depois, o evento chega à idade do sucesso, celebrando tudo o que somos:  plurais, criativos e cheios de identidade. E, no backstage dessa história, há uma escola que sempre  esteve ali: o Senac, formando quem cria, produz, costura e dá vida a tudo o que vemos nas passarelas. 

Com 60 anos formando talentos em moda, o Senac é tipo aquele ícone que sempre esteve por perto,  ajudando o mercado a crescer e a se reinventar, oferecendo formação desde 1964. Muito antes do  “sustentável” e do “made in Brazil” virarem tendência, a instituição já defendia uma formação que  une técnica, sensibilidade e propósito.  

Hoje, o Senac é a escola oficial do SPFW, e sua presença no evento é mais do que um título, é um  retrato da conexão entre educação e mercado de trabalho. 

Do ateliê à passarela

SPFW 2025 - bastidores
João Pimenta/Reprodução

Durante o SPFW, mais de 400 estudantes das áreas de moda, beleza e fotografia vivem uma  experiência que é puro backstage realness: correria de desfile, styling de última hora, flashes, ajustes  e muita criatividade. “É a primeira vez que eu estou vindo assistir e trabalhar em um desfile. Tem  sido uma experiência inédita, eu estou muito feliz! Queria que todas minhas amigas e estudantes  de moda tivessem a chance de participar”, conta Beatriz Gonçalves, 19, que atualmente é estudante  do terceiro semestre de moda, da graduação presencial em Design de Moda 

É o tipo de vivência que transforma o aprendizado em algo vivo e que pode mudar o rumo de uma  carreira, ao participar de uma verdadeira imersão prática no maior evento de moda da América Latina.  “Estar aqui é um privilégio! É a quarta vez que estou trabalhando no SPFW e tudo por meio do Senac.  Tem sido fundamental para adquirir mais experiência e gerar uma imagem profissional no  mercado”, explica a veterana Julia Viana, 19, já formada em cinco cursos livres na área de beleza e  atua hoje como maquiadora profissional.

Continua após a publicidade

Bastidores desfile João Pimenta
João Pimenta/Reprodução

Entre cabides, tecidos e croquis, os estudantes aprendem o que não se ensina nos livros: o ritmo de  um desfile, o trabalho em equipe e a emoção de ver um look nascer diante dos holofotes. “Eu já era  formada em outra área e decidi voltar para a graduação e entrar em moda. Posso falar? Foi a melhor  decisão que já tomei! Se tiver alguém em dúvida, meu conselho é: vá em frente porque a moda tem  um milhão de oportunidades e no Senac a gente experimenta muitas áreas, inclusive em  experiências reais como essa aqui!”, diz Geovana Martins, 26, estudante do sexto semestre de Design  de Moda. 

Bastidores SPFW
João Pimenta/Reprodução

Mas nem só de backstage vivem os alunos do Senac! Eles também têm a oportunidade de ver suas  obras expostas nos corredores do SPFW. Como aconteceu com Beatriz Oliveira de Souza, 23, que é  estudante em estilismo e coordenação de moda e já formada em modelagem de vestuário, e pode ver  sua criação coletiva exposta em homenagem aos 30 anos da SPFW, inspirada em looks que já passaram  pelo evento. 

Continua após a publicidade

“Eu quase chorei porque é muito emocionante mesmo! A gente passa tanto tempo  estudando e aprendendo com as obras dos outros que quando chega a nossa vez é impactante! Ver  as pessoas olhando com admiração o trabalho que eu fiz é muito emocionante. Esta é uma  oportunidade que eu não teria tão cedo! O Senac coloca a gente como protagonista mesmo! Eu  gosto muito desta escola porque além da estrutura dos melhores professores e materiais, ainda é  tudo humanizado, não tem ordem, tem caminho e conselho, educação carinhosa e afetiva com as  turmas”.

SPFW
João Pimenta/Reprodução

Veteranos do Senac 

E não é papo: tem ex-aluno que começou ali e hoje está desfilando no SPFW! Nomes como Antônio  Castro (FOZ), Tom Martins e Clara Pasqualini, integram o line-up do evento, provando que a sala de  aula pode, sim, ser o primeiro passo para as grandes passarelas. Há também profissionais como Paula  e Nayla, produtoras do evento, e Fernanda Colangelo, modelista da marca Rafael Caetano, todos com  a mesma origem: o Senac. 

Para João Pimenta, renomado estilista que recebeu alunos no seu backstage, abrir espaço e ajudar na  formação das novas gerações é um dos pilares do seu trabalho! “Para mim é fundamental quando os  alunos estão envolvidos! Representa muito porque meu trabalho de estilista tem que estar se 

Continua após a publicidade

renovando e para mim é muito gratificante recebê-los, eles me trazem esse ar fresh e eu troco com  eles sobre o exercício de tempo e paciência que acontece desde a concepção até o desfile.  

Todos os caminhos levam à moda

Senac no SPFW
João Pimenta/Reprodução

O segredo dessa formação está na variedade de caminhos possíveis. Quem sonha em criar pode seguir  a trilha de Design de Moda – da graduação ao técnico em Estilismo e Coordenação de Moda – ainda se  especializar com cursos como Coolhunting, Styling para Mídias Digitais ou pós-graduação em Direção  de Criação e Styling de Moda. Já quem se identifica com os bastidores pode investir em Produção de  Moda, Visual Merchandising ou Gestão Estratégica em Negócios da Moda. E para quem ama a parte  prática, há curso técnicos em modelagem do vestuário 

Tudo isso faz parte do que o Senac chama de itinerário formativo completo: trilhas que começam no  primeiro curso e podem chegar até a pós-graduação, permitindo construir uma carreira sólida e cheia  de possibilidades.  

Continua após a publicidade

Para Melina Sanjar, gerente de desenvolvimento no Senac São Paulo, gestora da parceria com o SPFW,  “As vivências educacionais no SPFW representam um momento em que nossos estudantes colocam  em prática tudo o que aprendem em sala de aula. É uma oportunidade única de vivenciar o mercado  real, com profissionais e marcas de referência, consolidando o compromisso do Senac com a  formação de excelência”. 

Vestir como identidade nacional 

E enquanto o SPFW comemora três décadas falando de identidade, sustentabilidade e inovação, o  Senac reforça o que sempre acreditou: moda é expressão, é cultura, é futuro. A parceria com o SPFW  Academy mostra isso na prática, abrindo espaço para discutir novas ideias e repensar o que significa  criar no Brasil de hoje.

Afinal, se o SPFW conta a história da moda brasileira, o Senac conta a história de quem faz essa moda  acontecer e se reinventar por aí. 

Quer fazer parte dessa história? 

Desfile João Pimenta
João Pimenta/Reprodução

O Senac oferece cursos em todos os níveis para quem quer começar ou se aperfeiçoar na área de  moda, beleza, fotografia e muitas outras. Acesse e saiba mais!

Publicidade