Por que as séries tendem a estragar as suas próprias surpresas?

É algo cruel ler o nome do ator que teria uma participação especial logo no início dos créditos

Nessa semana li um artigo super legal no site TVLine, escrita pelo crítico Matt Webb Mitovich, que fala sobre como as séries conseguem estragar algumas voltas de elenco surpresas quando colocam os nomes nos créditos.

(Reprodução/Tumblr)

Costumava pensar que ninguém reparava nesses detalhes (acredito que boa parte nem percebe mesmo), mas como uma Louca por Séries, vim compartilhar com vocês sobre os motivos que isso acontece e como eles deveriam evitar. Além de relembrar alguns dos momentos mais marcantes que envolvem esse cenário.

Primeiro de tudo, isso acontece por uma determinação do Screen Actors Guild, o sindicato dos atores, que diz que precisam ter os créditos no começo, o termo “top of show”, para os atores que fazem parte do elenco, mesmo para Guest Star (Convidado), Special Guest Star (Convidado Especial) ou Special Appearance By (Participação Especial). Segundo o entrevistado do TVLine, “essa é uma regra firme, uma que foi negociada muitos anos atrás que envolveu muitas forças”.

Mas como evitar que uma presença especial surpresa seja estragada nos créditos iniciais? Os atores precisam concordar com a remoção dos créditos. O que não é algo fácil, remover seu nome de algo em que você trabalhou. Mas vale lembrar que isso não afeta em nada o pagamento, mas sim, os créditos. Quando os atores concordam, eles ainda precisam do ok do SAG para manter a surpresa, bem… uma surpresa.

(Divulgação/Divulgação)

E por que mesmo assim, algumas surpresas são estragadas com os créditos? Por descuido mesmo. Como eu disse, muita gente não repara nesse detalhe e às vezes, pelo ritmo louco de produção de TV, acaba escapando essa parte da “negociação”. O que é uma pena, porque alguns momentos marcantes da TV aconteceram quando conseguiram esconder esse segredo do telespectador, revelando a volta de algum ator somente no momento que de fato acontece e não anunciando logo nos créditos.

***Spoilers abaixo***

(Divulgação/Divulgação)

Lembra quando Jeffrey Dean Morgan, o papai Winchester, voltou em uma participação especial no final da segunda temporada de Supernatural? Emocionante e uma daquelas surpresas super legais, como se fosse um presente para os fãs. Além de ajudar muito na narrativa, que precisa viver de momentos surpresas.

(Divulgação/Divulgação)

Outro momento marcante, foi a volta nessa semana da Martha, personagem de Alison Wright, em The Americans. Estávamos esperando o momento que veríamos como a vida da Martha estava na União Soviética e existia a possibilidade de nunca mais vermos essa personagem. E que cena poderosa!

(Divulgação/Divulgação)

Ou quando The Walking Dead decidiu matar todos nós do coração com aquela “suposta” morte banal do Glenn, personagem de Steven Yeun? Como ficamos alguns episódios sem o nome do Yeun nos créditos, dando a entender que ele teria de fato morrido e saído da série? #RIPGlenn

(Divulgação/Divulgação)

Talvez vocês sejam muito novas e não lembrem da surpresa que foi ter George Clooney voltando para a série e encerrando a história com a Carol, personagem de Julianna Margulies, em ER. Só de lembrar, fico emocionada! Como eu esperei por esse momento!

(Divulgação/Divulgação)

E o momento que eu mais amo que aconteceu recentemente na TV. Mesmo com tanto tempo de experiência, assistindo tanta coisa, fui completamente surpreendida com a volta de Steve Carell, o eterno Michael Scott, no final de The Office. Ele mentiu por meses, em diversas entrevistas, dizendo que não iria voltar porque não tinha motivo e não queria desviar o foco. A surpresa foi mantida a sete chaves e eu realmente tinha acreditado. O momento que ele aparece me fez cair em lágrimas. E tenho que concordar com o Jim: best prank ever!

Você lembra de algum momento marcante assim que foi uma completa surpresa pra você também? Compartilha comigo nos comentários ou vem conversar comigo no Instagram @priharumi | Twitter @priharumi

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s