Para Todos os Garotos que Já Amei: as diferenças entre o filme e o livro

Sim, algumas cenas tensas e/ou muito fofas do livro ficaram de fora do filme...

Sim, Para Todos os Garotos que Já Amei é o assunto do momento e todo mundo só fala nesse filme, né? O longa realmente é muito, muito fofo, mas como costuma acontecer em adaptações de livro para o cinema, algumas cenas importantes da obra da escritora Jenny Han acabaram ficando de fora ou sendo alteradas. Na verdade, o filme tem detalhes BEM diferentes do livro, sabia? Aqui apresentamos alguns deles. Vem ver!

ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS SOBRE O LIVRO E O FILME PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI

O relacionamento entre Lara Jean e Josh

Essa é uma das maiores diferenças entre o filme e o livro. No longa, Lara Jean é apaixonada pelo (ex) namorado de sua irmã mais velha. No livro o mesmo acontece, só que Josh também tem uma quedinha por Lara Jean! Quando recebe a carta de sua vizinha, o garoto ficar superconfuso e confessa que tinha uma crush nela antes de começar a namorar Margot. As emoções são tantas que ele chega a beijar Lara Jean enquanto eles montam a árvore de Natal!

O recital de Natal

Por falar em Natal… Sabe aquela discussão entre Josh e Peter que acontece do lado de fora da casa dos Covey? No livro ela é bem mais tensa e acontece durante um recital natalino organizado pela família de Lara Jean. Na ocasião, Peter e Josh brigam por ciúmes de Lara – e Margot acaba descobrindo que o ex-namorado beijou sua irmã e, claro, fica *p* da vida com os dois.

para-todos-os-garotos-que-ja-amei-lara-jean-josh No livro, Josh também tem uma crush em Lara Jean!

No livro, Josh também tem uma crush em Lara Jean! (Divulgação/Netflix)

Como começa o lance entre Lara Jean e Peter Kavinsky

Sim, Peter recebe a carta de Lara Jean e vai conversar com ela na aula de educação física. Só que, no livro, ele quer mais é deixar claro que não tem herpes, e não que um lance entre eles nunca daria certo. #realidades

Ah, e em vez de fugir ao ver Josh chegando, Lara Jean é confrontada por ele no meio do corredor da escola. Quando ele começa a fazer perguntas que ela não quer responder, a garota avista Peter e pula em cima dele, beijando-o. No livro, Peter até corresponde o beijo por alguns segundos, viu?

Vitaminas, não! Donuts!

Nada de Yakut no livro de Jenny Han. Rs. Nas páginas da escritora, Peter conquista parte do coração de Lara Jean com donuts de café com chocolate polvilhados de açúcar. Bem mais crível, vai? O Yakut entra no livro como um iogurte coreano que Kitty apresenta para Peter e ele ama.

para-todos-os-garotos-que-ja-amei-lara-kitty-peter Que Yakut que nada! No livro, Peter compra donuts, não vitaminas coreanas, para conquistar Lara Jean

Que Yakut que nada! No livro, Peter compra donuts, não vitaminas coreanas, para conquistar Lara Jean (Divulgação/Netflix)

Muitos mais momentos fofos entre Lara e Peter

Algumas das críticas dos fãs do livro é de que o filme parece apressar muito a história – e isso não poderia ser mais verdade. Nas páginas literárias, o lance entre Peter e Lara Jean vai sendo construído aos pouquinhos, com muitas cenas fofas. Por exemplo, ele curte levar Kitty para a escola, tem uma crise de ciúme no Halloween ao descobrir que Lara Jean foi com uma fantasia combinandinho com Josh, conta com a ajuda dela para escolher peças para o antiquário de sua mãe e até a convence de que biscoitos natalinos de frutas cristalizadas valem a pena, sim.

Kitty é mais nova – e menos girlpower 

No livro, Kitty tem 9 anos e não 12, como acontece no filme. A mudança, porém, parece agregar mais para a história, uma vez que o longa a mostra como uma garota bem girlpower, o que não é bem retratado no livro. Ah, e sabe o irmãozinho de Peter, Owen? Embora ele não fale nada no filme, no livro ele é tão irônico quanto Kitty e até provoca Lara Jean.

para-todos-os-garotos-que-ja-amei-irmas-covey-song O correto é irmãs Song, não Covey, falou?

O correto é irmãs Song, não Covey, falou? (Divulgação/Netflix)

Lara Jean ama cozinhar e fazer scrapbooks

Os maiores hobbies de Lara Jean foram levemente deixados de lado no filme. No livro, ela é uma ótima cozinheira e vive pegando receitas em livros e revistas antigos de sua mãe. Ela arrasa ao assar bolos e biscoitos e também ama fazer scrapbooks, viu?

John Ambrose McClaren não aparece só no final

Lara Jean escreveu cinco cartas: uma para Peter, uma para Josh, outra para Lucas (o garoto gay da escola). A de Kenny, um garoto que ela conheceu no acampamento, volta para sua casa, mas a de John Ambrose McClaren chega às mãos do garoto, que faz parte do grupo de debate de outra escola. Embora, no filme, ele apareça rapidinho na cena pós-créditos, no livro ele é um dos garotos que Lara Jean mais amou. Em certo momento de coragem, ela decide aparecer no Projeto das Nações Unidas de sua escola só para ver como ele estava – e ele se lembra dela!

genevieve-lara-jean-para-todos-os-garotos-que-ja-amei Genevieve é ainda mais malvada no livro de Para Todos os Garotos que Já Amei

Genevieve é ainda mais malvada no livro de Para Todos os Garotos que Já Amei (Reprodução/Netflix)

Genevieve é ainda mais malvada no livro, mas Lara Jean não a odeia tanto

Ainda no começo do livro, a gente descobre que Lara Jean e Genevieve eram amigas quando crianças, mas algo no meio do caminho acabou fazendo com que elas se afastassem. Na obra de Jenny Han, Gen é ainda mais malvadinha do que no filme e adora planejar vingança contra as garotas que ficam ou já ficaram com Peter. Ainda assim, Lara Jean tem certo respeito (e medo) por ela – e acabamos descobrindo no final que Gen também coloca a antiga amiga num pedestal…

A viagem de ski

A conversa em que Peter revela estar gostando de Lara Jean é um pouco diferente no livro. Na ocasião, os dois acabam conversando no corredor do hotel e discutindo porque, depois que o boy diz que está a fim dela, ela cisma em falar sobre Genevieve… Ah, e sabe aquela cena do filme em que Lara Jean confessa a Peter que tem medo de se jogar em relacionamentos? Ela não existe no livro e, por isso, quando eles brigam na viagem da escola, Peter acaba chamando-a de medrosa e vai sozinho para o ofurô, até que Lara Jean toma coragem e decide revelar a ele que sente o mesmo.

para-todos-os-garotos-que-ja-amei-jacuzzi Hmmm…

Hmmm… (Reprodução/Netflix)

As cartas foram enviadas por vingança, não por amor

No final da história, a gente descobre que quem mandou as cartas que Lara Jean escreveu secretamente para seus crushes foi sua irmã mais nova, Kitty. Embora no longa a pequena tenha sido motivada por amor, uma vez que ela queria ver a irmã mais velha saindo e se apaixonando, no livro foi por vingança mesmo. É que, em determinada cena, Lara Jean quase conta a Josh que Kitty tinha uma quedinha por ele (sim, todas as irmãs Song são a fim do mesmo cara!) e então a caçula decide se vingar. Eita!

O final

Alguns detalhes do final também ficaram diferentes no longa. No livro, Peter nem chega a ir ao quarto de Genevieve na viagem de ski. Na verdade, Lara Jean fica brava com ele porque ele não desmente as fofocas de que eles teriam feito sexo no ofurô. No primeiro livro também não tem nada de ~sex tape~, só fofoca mesmo (ok, talvez essa cena apareça na continuação, mas não dissemos nada). 😉 E, acredite se quiser, as páginas de Jenny Han acabam com um final em aberto! Lara Jean escreve, sim, uma carta para Peter, mas não sabemos se ela chegou a entregar para ele, nem se eles decidiram namorar de verdade (pelo menos no primeiro livro da saga).

para-todos-os-garotos-que-ja-amei Quem curtiu Para Todos os Garotos que Já Amei?

Quem curtiu Para Todos os Garotos que Já Amei? (Divulgação/Netflix)

E aí, o que você achou de Para Todos os Garotos que Já Amei?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Carol Ribeiro

    Tem tanta coisa errada na matéria que me pergunto se vocês realmente leram o livro. Quanto ao “YAKUT” realmente não existia no livro, Kitty e LJ o descreviam apenas como iogurte coreano. Os donuts só apareceram no livro bem depois do Peter já ter conquistado a Lara Jean, bem quando eles foram juntos no fim de semana buscar cadeiras para a loja da mãe.

    Curtir

  2. Nataly Valente

    Podem até ter lido o primeiro livro, mas definitivamente não leram o resto da série. Eles têm uma sex tape vazada, sim! Aliás, a Lara Jean fica super chateada por conta disso, e o Peter desmente isso na frente da escola inteira também. Tudo acontece no segundo livro, procurem as informações direito pelo menos, se nem ao menos leram o livro.

    Curtir

  3. Isabela Domanico

    Mano vcs claramente não leram o livro, VOCÊS ESQUECERAM DA STORMY, ela é uma das personagens mais marcantes no livro e NÃO TEM NO FILME

    Curtir