K-pop: desvendamos os mistérios do grupo LOONA
Um guia definitivo para você se apaixonar por todas as garotas do mês
O grupo LOONA, também conhecido na Coreia do Sul como Garota do Mês (이달의 소녀), vem flertando com o público desde outubro de 2016, comandado pela recente BlockBerry Creative, a empresa acabou de completar dois anos. Composto por 12 integrantes, a chave do sucesso deste grupo é feita por sua proposta nada convencional: apresentar uma garota por mês através de videoclipes e singles únicos! A BBC conseguiu empoderar e dar liberdade aos talentos de cada membro, além de criar subunidades para revelar (e intrigar ainda mais) parte da sua trama musical.
Fazendo muito barulho no cenário internacional, o grupo arrematou fãs e cresceu rapidamente através da internet. Conhecido como Orbit, o fandom faz papel de investigador: em meio a diversas teorias, simbolismos visuais, e claro, muito marketing, as garotas conseguiram preparar uma narrativa complexa antes mesmo de debutar.
A faixa favOriTe, lançada neste mês, marcou o pré debut oficial e também uma nova etapa para o projeto, colocando as 12 peças em conjunto e finalmente expondo seu potencial como um dos maiores lançamentos do K-Pop em 2018.
Para te ajudar a entender de uma vez por todas e desvendar os mistérios finais que circundam o Loonaverse, criamos um guia especial para você conhecer todas as garotas e units:
A primeira garota revelada foi HeeJin
Representada pelo símbolo do coelho, sua cor é o pink e seu álbum faz analogia à cidade de Paris. Em outubro de 2016, o single ViViD deu início a cronologia do grupo:
A partir de HeeJin também foi criado o LOONA TV no Youtube, exibindo backstages e vlogs diários sobre a produção de cada single e o cotidiano das garotas. Para conspirar sempre mais com o público, apenas quem já havia sido relevada tinha seu rosto exibido nas filmagens.
Ainda em outubro, HyunJin foi a segunda integrante apresentada
Seu animal é o gato e sua cor é o amarelo. Representado Tokyo, seu single escolhido é a balada romântica Aroud You, entregue em novembro:
Para dar a primeira liga ao projeto, HeeJin e HyunJin ainda estrelaram o dueto pop I’ll Be There.
HaSeul é o terceiro elemento de LOONA
Seu animal é representado por um pássaro e sua cor é o verde. Let Me In é sua faixa de estréia e seu mv foi gravado inteiramente na Islândia:
Em dezembro de 2016, o primeiro trio estrelou o single natalino The Carol.
A quarta garota é Yeojin.
Seu animal é o sapo e sua cor é o laranja. Yeojin é a maknae (integrante mais jovem) do grupo e seu single aegyo, Kiss Later ,chegou em janeiro de 2017:
Mais uma vez as garotas (HeeJin + HyunJin e HaSeul + YeoJin) performaram duetos através do LOONA.
Fevereiro foi marcado pela chegada de ViVi.
Quebrando a sequência anterior, ViVi se mostrou uma jovem mais autêntica e fora dos padrões apresentados anteriormente. De cabelos rosa, ela estrelou a primeira unidade, LOONA 1/3, composto por quatro integrantes (Yeojin acabou não fazendo parte dos lançamentos) e gerando uma reviravolta total na promessa em debutar apenas uma integrante por mês:
Após as promoções da unit LOONA 1/3, o solo de ViVi foi lançado em abril. Descobrimos também que sua cor é o rosa e seu animal eleito é o cervo:
Em maio as novidades voltaram com a quinta garota, Kim Lip.
Com um conceito mais maduro, Kim se mostrou sexy e poderosa. Representada por uma coruja, sua cor é o vermelho. Seu hit envolvente, Eclipse, atingiu em cheio os fãs internacionais:
A sétima garota relevada foi JinSoul.
Simbolizada por um peixe e sob as cores azul e preto. Em junho, a BBC liberou mais um single envolvente chamado Singing in the Rain, levando JinSoul para o topo dos views:
Nossa oitava garota é Choerry.
Seu animal é um morcego e suas cores são o roxo e preto. Choerry também ganhou destaque com as batidas animadas e o dubstep da faixa Love Cherry Motion:
Odd Eye Circle é a segunda unidade entregue aos fãs. Com o mini álbum Mix&Match, as últimas três integrantes do LOONA se provaram fortes e cheias de novos truques para alcançar a fama global. Os singles Loonatic e Girl Front fizeram história:
Yves é a nona loonagirl.
Lançada em novembro de 2017, Yves representa a cor bordô e seu animal é um cisne. Até o momento, as primeiras garotas e units completaram ciclos imagéticos representados por regiões do mundo ou apenas por cores. Yves acrescentou um novo item para esta etapa: ela também representa uma maçã.
Chegando a décima integrante, temos a jovem Chuu.
Seu animal é o pinguim, sua cor é o salmão e sua fruta é o morango. Em dezembro, o single Heart Attack completou as atividades do grupo naquele ano:
Já em 2018, a décima primeira garota entregue é Go Won.
Representada pela cor turquesa, seu símbolo é uma borboleta e sua fruta é o abacaxi:
A última garota do mês relevada foi Olivia Hye.
Enigmática, Olivia surge na figura do lobo e sua cor é o prata. O single Egoist concluiu a apresentação inicial de todas as doze garotas do girlgroup:
Enquanto o debut completo do grupo mais esperado de 2018 não sai, as integrantes da terceira subunidade, chamada YYxY, lançaram seu mini álbum incluindo uma parceria com a cantora canadense Grimes. A notícia se espalhou nas redes sociais e marcou a estreia da cantora indie pop no cenário coreano. Love4evacontou uma história sobre fé, esperança, amor e raiva, apimentando ainda mais todas as teorias sobre o grupo:
Para finalizar, a girlgroup é descrita como um projeto para atingir seu potencial máximo quando as units LOOΠΔ 1/3, LOOΠΔ / ODD EYE CIRCLE, LOOΠΔ / yyxy e YeoJin se completarem. YeoJin foi a única integrante a não aparecer em uma unit de LOONA, mas este mês a última unidade fará sua estréia juntamente com o grupo completo. Agora é dar views e conspirar muito para o mais novo grupo da nação. Ah, e as garotas prometem vir ao Brasil ainda este ano com a turnê Cinema Theory!