Ensaio de 15 anos com tema “Império” e “escravidão” causa revolta

Fotos foram publicadas no Instagram da empresa Cerimonial Lorena Machado, que soltou comunicado se desculpando

No dia em que o Brasil lamenta o assassinato da vereadora do PSOL, socióloga e ativista negra Marielle Franco, mais uma notícia absurda causou revolta nas redes sociais. Em Belém do Pará, uma sessão de fotos de 15 anos com referências a época de escravidão no nosso país chocou os internautas.

Para o ensaio fotográfico de sua festa de debutante, uma jovem de 15 anos se vestiu de sinhazinha, enquanto outras pessoas se vestiram como mucamas e escravos! As fotos foram publicadas no Instagram pelo Cerimonial Lorena Machado, responsável pela festa, mas a repercussão toda começou quando uma garota as publicou no Facebook:

 (Instagram/Reprodução)

Não demorou para as fotos irem parar no Twitter, deixando os usuários revoltados e colocando a hashtag “escravidão” entre os termos mais citados da rede social no Brasil:

Após toda a polêmica, o Cerimonial Lorena Machado soltou uma nota se desculpando pelo ocorrido e fechou seu perfil no Instagram, que agora é provado. Leia na íntegra:

“Na data de ontem, 14.03.2018, o Cerimonial Lorena Machado acompanhado de seus parceiros de trabalho participaram de um ensaio fotográfico de um aniversário de 15 anos, cujo tema é Imperial Garden. Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo. Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO. Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão. Mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio! Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação. Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês. Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos. No mais, pedimos perdão novamente e o Cerimonial Lorena Machado estará sempre aberto a críticas e elogios, pois eles que nos fazem crescer e amadurecer como seres humanos e profissionais.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s