12 músicas girlpower para você se sentir empoderada

“Mulheres ao redor do mundo, estamos procurando por recrutas!”

Por Anny Caroline Guerrera - Atualizado em 29 mar 2020, 18h52 - Publicado em 29 mar 2020, 10h00
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Março é marcado por ser o mês do Dia Internacional da Mulher (8/3), que relembra a data que levou mulheres às ruas em busca do direito de serem tratadas com respeito e igualdade. Felizmente, o movimento feminista tem crescido e alcançado cada vez mais pessoas ao redor do mundo, e diversas artistas estão engajadas na causa, principalmente no cenário musical. Por isso, preparamos uma lista para você se sentir cada dia mais confiante em suas ações, ou seja, para que você perceba que pode ~ e deve~ ser uma mulher poderosa!

1. Strip – Little Mix

Não dá para começar uma lista girl power sem Little Mix! Jade, Leigh-Anne, Jesy e Perrie são conhecidas por diversos hinos poderosos e Strip, em parceria com Sharaya J, é apenas um deles. Na faixa, as meninas falam sobre amar a si mesma como você é. “Tiro toda a minha maquiagem porque eu amo o que tem por baixo, jogo fora suas palavras, não me importo”, diz o single. As cantoras vieram ao Brasil este mês para uma apresentação no Dia Internacional da Mulher e falaram com a CH sobre união feminina, que tem se tornado cada vez maior nos últimos anos. Assista à entrevista clicando aqui.

2. God Is a Woman – Ariana Grande

Ariana Grande lançou o clipe de God Is a Woman com uma dedicação nas redes sociais. Ari disse que o objetivo da música é se tornar um hino para todas as mulheres, deusas, que trabalham arduamente para conseguir vencer a desigualdade de gênero. Ela ainda comentou que mulheres não devem ter medo ou remorso de serem quem são, pelo contrário, devem sempre celebrar sua identidade.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

to my fellow goddesses who work their asses off every day to “break the glass ceiling”, this is for you. i respect u and am endlessly inspired by u. please continue to fuck it up, to be yourself unapologetically and always know how celebrated u are. i hope this can be ya anthem whenever u need it for the rest of forever. 🌑🌘🌗🐱 #GodIsAWoman

A post shared by Ariana Grande (@arianagrande) on

3. Dona de Mim – Iza

Em Dona de Mim, a carioca Iza canta sobre o valor que é preciso se dar. É difícil entender quem realmente somos e isso pode demorar ou mudar muitas vezes durante um longo caminho de autoconhecimento. E não tem problema nenhum! É normal se sentir perdida, mas é preciso lembrar que você é dona de si mesma e não pode deixar que os outros definam sua vida. Diga o que pensa e saiba do seu valor, para não ser afetada pela opinião dos outros. O que as pessoas pensam não muda nada em sua vida, só se você deixar. Seja dona de si e do seu destino.

4. Kill V. Maim – Grimes

Em Kill V. Maim, a canadense Grimes usa a perspectiva de um homem que se diverte de graça, por conta dos amigos ricos, se envolve em brigas e confusões, mas ninguém liga, está tudo bem porque ele é “um homem dando o seu máximo.” É uma boa reflexão, já que mulheres na mesma situação provavelmente seriam julgadas. Ah, se você curte k-pop, a Grimes é bem eclética e também lançou uma música com o grupo Loona, vale a pena para conhecer mais um projeto da cantora.

Continua após a publicidade

5. Run The World (Girls) – Beyoncé

Um clássico! Afinal, quem domina o mundo? Beyoncé lançou esta faixa com o objetivo de fazer algo diferente, com uma mensagem que traria força para as mulheres. É claro que não podemos deixar passar a famosa estrofe que alfineta os homens dizendo que mulheres são fortes o suficiente para cuidarem dos filhos e trabalharem.

6. Bad Girls – M.I.A

Em Bad Girls, a cantora M.I.A deixa os homens comendo poeira com um clipe pra lá de girlpower! É que o vídeo foi gravado para trazer mais visibilidade para o “Woman To Drive Movement” que aconteceu na Arábia Saudita. O movimento buscava adquirir, para as mulheres, o direito de dirigir automóveis em vias públicas e, cinco anos após o lançamento do clipe, elas conquistaram o objetivo devido uma luta diária contra a desigualdade de gênero. O clipe de M.I.A ganhou duas categorias no VMA e foi indicado à Best Short Form Music Video no Grammy de 2013, mas perdeu para We Found Love da Rihanna.

7. Woman – Kesha feat. The Dap-Kings Horns

Kesha tem sido uma voz ativa no feminismo e na luta contra o assédio sexual. A cantora lançou a faixa Woman, em que se declara uma mulher incrível, sem ter vergonha de quem é. Ela canta sobre pagar suas contas e ter suas próprias conquistas, sem precisar de homens dizendo a ela o que fazer.

8. Shake It Off – Taylor Swift

Continua após a publicidade

Siga o conselho da Taylor Swift: quando as pessoas vierem dizer coisas ruins que não representam quem você é, deixe pra lá. Em Shake It Off, a cantora, que sempre foi criticada por sua lista de namorados, diz que as pessoas precisam parar de ligar para o que dizem delas. Por isso, não se preocupe com opiniões alheias e faça o que tem vontade de fazer. Seja quem você é sem medo ou vergonha. O importante mesmo é lutar pelo que você acredita e não se importar com o que os outros vão pensar ou falar!

9. Girl On Fire – Alicia Keys

Nada como Alicia Keys para dar um up na autoestima! Girl On Fire foi um sucesso enorme e fala sobre uma garota que vive em um mundo solitário que está em chamas, mas ela consegue se adaptar e brilhar no meio de todo o caos. Essa música é ótima para cantar no quarto quando estiver se sentindo para baixo, já que ela passa um ar de confiança e ajuda a lembrar como toda garota é incrivelmente forte para superar desafios.

10. Roar – Katy Perry

Em Roar, Katy Perry fala sobre se levantar depois de passar por uma fase complicada, na qual alguém sempre a deixava para baixo. Depois de perceber a situação, a cantora assume uma atitude confiante e é assim que as mulheres devem se sentir todos os dias. Confiantes para dizer o que pensam e sentem. Encontre sua voz!

11. Doves In The Wind – SZA feat. Kendrick Lamar

A SZA está ganhando cada vez mais espaço na indústria musical e na faixa Doves In The Wind a cantora manda uma mensagem que pode ser recebida como uma reflexão sobre o valor que cada mulher deve dar a si mesma, percebendo que são poderosas e que devem ter mais confiança.

Continua após a publicidade

12. Desconstruindo Amélia – Pitty

Não é de hoje que a Pitty canta sobre feminismo e tenta fazer com que suas músicas cheguem ao maior número de mulheres brasileiras. Na música Desconstruindo Amélia, a cantora usa diversos estereótipos para fazer uma crítica a quem acredita que o lugar da mulher é dentro de casa. A cantora desconstrói todo esse conceito para falar de uma mulher confiante que trabalha, se diverte, cuida dos filhos… A mulher pode escolher viver a vida da forma que achar melhor e mais conveniente para si. É um direito e uma decisão que depende totalmente dela e outras pessoas devem respeitar cada escolha feita.

E aí, qual é o seu hino girl power?

Publicidade