9 séries de TV históricas que ensinam de verdade

Quem disse que a gente só pode aprender com os livros?

Por Priscila Harumi - Atualizado em 27 ago 2017, 13h40 - Publicado em 27 ago 2017, 13h05

Comecei finalmente a assistir Vikings e já estou chegando no final, completamente apaixonada por essa história e personagens! Se você ainda não se jogou nesse mundo nórdico, aproveita que Game of Thrones acaba nesse domingo para engatar em outra série épica maravilhosa (tem na Netflix).

History/Divulgação

O que mais me encanta nessa série é o poder das personagens femininas! Lagertha e Helga viraram musas da minha vida e estou encantada com a força, delicadeza, poder e inteligência dessas mulheres que realmente existiram na história da construção do mundo que o conhecemos.

History/Divulgação

Sempre que fico maravilhada dessa forma, acabo me jogando em diversos links na internet sobre a história real, o quão perto da realidade são essas histórias fictícias. Fico entregue em pesquisar e saber mais sobre os fatos históricos e acabo aprendendo muito, sobre assuntos que talvez se fosse de outra forma, não teria interesse em ir atrás.

History/Divulgação

Esse é um dos poderes das séries de TV na minha vida, que me fazem aprender mais sobre o mundo real, mesmo que seja através de histórias fictícias que despertam meu interesse pela história do mundo. Aqui algumas séries que me causaram esse fervor em saber mais sobre o período ou momento em que elas existiram:

Continua após a publicidade

1) Vikings

History/Divulgação

Vikings mostra a vida do povo nórdico que invadiu a Inglaterra e a França, entre os anos 850 e 900 d.C.. É uma série que tem muita ação, aventura, intrigas e até um pouco de romance. Baseada nos heróis históricos dessa época, o que mais me chama atenção é que eles realmente existiram e as mulheres eram tão guerreiras quanto os homens.

Por ser uma série de época, é de se espantar que as mulheres tivessem tamanho destaque na cultura. E eu simplesmente estou apaixonada pela personagem da Lagertha. Ela foi a primeira esposa de Ragnar, uma escudeira guerreira, que tinha tanta coragem quanto os homens da época. Na série, ela é uma excelente mãe, determinada, inteligente, independente e lindíssima, interpretada pela Katheryn Winnick. Como é a série que estou assistindo no momento, poderia falar por dias sobre ela. Se você também já assistiu, vem conversar comigo!

2) 11.22.63

Continua após a publicidade
Hulu/Divulgação

James Franco está se jogando nas séries históricas (ele estreia em The Deuce, na HBO, nesse domingo). Essa é uma produção do Hulu que aqui no Brasil veio pelo canal AMC e em DVD, baseada em um livro de Stephen King. Tem somente oito episódios e mostra um professor que consegue magicamente voltar para a época do assassinato de John F. Kennedy e tentar impedir que ele seja morto. Os americanos tem um fascínio por esse assassinato e realmente é uma história hipnotizante. Existem várias teorias da conspiração e cada personagem desse momento histórico tem um papel importante que mudou o mundo, que poderia ser outro se o presidente tivesse sobrevivido.

3) Outlander

Starz/Divulgação

Ok, sei que a série é muito mais baseada na vida desses dois personagens fictícios (que eu amo demais) do que na história de personagens reais. Mas a vida desses dois passa por grandes momentos históricos e eu nunca tinha lido tanto sobre a revolta jacobina (a Batalha de Culloden, em 1746), que marcou a relação entre a Escócia e Inglaterra. Além dos costumes e cultura do povo escocês que vivia em clãs e tinham uma vida tão diferente. Por ter uma personagem de outro tempo, ela é nossos olhos dentro desse mundo que tão distante e cheio de orgulho e coragem.

4) Mad Men

Continua após a publicidade
AMC/Divulgação

Eu tive sérios problemas para conseguir engatar nessa série. Talvez porque as heranças desse tempo, os anos 1960, são ainda tão presentes no dia-a-dia, mesmo depois de tanto tempo. Como o ambiente de trabalho ainda tem muito machismo e desigualdade. Como foi difícil para as mulheres se posicionarem e lutarem pela igualdade de direitos. Como o ideal de felicidade é um produto que nos está sendo vendido constantemente. Mas ao mesmo tempo que esses temas me perturbaram enquanto assistia a vida de Don Draper, Peggy, Joan e cia, também me divertia vendo os anúncios e a forma que as agências trabalhavam no começo da publicidade.

5) The Get Down

Netflix/Divulgação

As músicas e a fotografia dessa série são de cair o queixo. A série da Netflix foi cancelada depois de somente uma temporada, mas marcou por contar a história do nascimento da cultura hip hop, no final dos anos 1970 em Nova York.

6) Reign

Continua após a publicidade
CW/Divulgação

Quando assisti a primeira temporada passei dias e mais dias lendo sobre a vida da Mary Stuart e seu casamento com o príncipe Francis. A futura Rainha da Escócia chega na França para fazer essa aliança e tem que lidar com os mais diversos obstáculos para permanecer no poder, nos anos 1542 a 1567. Amo essas histórias de realeza e o fascínio que causa saber como eram as vidas desses nobres que moldaram a história, entre guerras, paixões e ameaças.

7) The Crown

Netflix/Divulgação

Falando em realeza, tem algo mais incrível que a atual rainha Elizabeth II da Inglaterra? A mulher que ainda hoje senta no trono de um dos países que foi a grande potencial mundial é intrigante. Os primeiros anos de reinado são contados nessa série da Netflix, com detalhes para o casamento com Philip, a relação conturbada com o primeiro ministro Winston Churchill e os desafios de ser a rainha em um mundo em transição. Amo muito essa super produção, que sempre me faz parar os episódios para pesquisar fotos e momentos que estão sendo retratados.

8) Victoria 

Continua após a publicidade
BBC/Divulgação

Ok, essa é a última série sobre realeza, mas se eu parar para pensar, essas são as três rainhas mais intrigantes, na minha opinião. Victoria é a tataravó de Elizabeth II e assim como ela, foi rainha da Inglaterra por muitos e muitos anos, por direito, ou seja, não por ter casado com um rei. A história do início do reinado de Victoria me fascinou de um jeito que fiquei assistindo documentários e li diversas biografias sobre essa monarca tão importante. O amor e casamento com Albert em 1840 é algo lindo e poderoso, para uma relação que normalmente era uma questão estratégica de poder apenas.

9) The Americans

FX/Divulgação

E saindo do mundo histórico da monarquia, essa série me ensinou muito sobre a Guerra Fria. Claro, os acontecimentos são mais frescos na nossa cabeça por terem sido a menos tempo. Porém, acho que nunca tinha visto nada sobre como era a vida dessas pessoas durante esse período histórico, de guerra e tensão entre União Soviética (Rússia) e EUA, na década de 80. Ter o ponto de vista de um casal espião se passando por americanos explica muito sobre os ideais soviéticos e a série consegue com maestria contar essa história, que parece que se tornou tão atual e relevante mesmo 30 anos depois.

Estou para assistir Spartacus, terminar os episódios de Drunk History, Genius, entre muitas outras. Você também gosta de séries históricas? Conta pra mim qual é a sua favorita e o que te faz ficar louca por elas. Compartilha comigo nos comentários ou vem conversar comigo no Instagram @priharumi | Twitter @priharumi | TV Showtime priharumi

Publicidade