á imaginou fazer parte da Galera CAPRICHO e alguns anos depois, ilustrar uma capa da revista? Foi esse sonho adolescente que o designer carioca Leandro Assis, também conhecido como @lebasis nas redes sociais, realizou neste mês. Ele é quem dá o nome ao ilustrar a capa da nossa edição digital de janeiro, que explora os temas de criatividade e arte – algo que amamos por aqui e queremos que você ame também.
“Desenhar a capa da revista, assim, me levou para esse momento da minha vida que era mais simples e muito mais poderoso. Onde parecia que eu tinha espaço para sonhar mesmo, sabe?”, contou o artista em papo remoto com a CAPRICHO.
Entre 2008 e 2009, Leandro participou da comunidade da Galera CAPRICHO no Orkut – aham, acredite. A participação de meninos não era tão comum como na galera de hoje, foram apenas alguns outros poucos participantes meninos que encontraram na CH um lugar de acolhimento para se expressar e trocar mais sobre temas que os interessavam.
“Naquela época eu não conseguia trocar tanto com as pessoas à minha volta sobre séries que eu assistia, as músicas que eu ouvia, sobre arte, sobre o entretenimento em geral, sem sofrer esse preconceito de: ‘Nossa… Você assiste isso?’. Então, eu realmente acredito que a CAPRICHO teve um papel essencial ali, de quase uma amiga, sabe? Para trocar sobre o cotidiano, sobre as coisas que eu curtia de ler, de fazer.”
O letrista e diretor criativo é conhecido por seu traço autêntico, sempre colorido e gráfico, que mistura elementos nostálgicos, expressivos e diversos. Ele compartilhou que essa assinatura maximalista foi muito inspirada pelos projetos gráficos da CAPRICHO e pela MTV. Ambos os veículos, sempre trabalharam com tipografias e elementos atuais e com uma mistura de cores, fontes e texturas.

Você pode até não saber, mas com certeza já deve ter esbarrado com o trabalho dele por aí: seja no seu reality show que você ama, na capa do álbum do seu artista preferido ou em embalagens de refrigerantes e sorvetes. É dele o logo que ilustra a abertura de RuPaul’s Drag Race e, também, o Tudum, da Netflix, tá?
Mesmo com grandes clientes e um estilo bem definido, todo artista tem suas questões, suas formas de solucionar projetos, inspirações íntimas e conselhos para repassar. Como ele encontrou seu estilo? Como exercita a criatividade? E é isso que vamos descobrir juntos ao longo desta entrevista. Continue com a gente, vale a pena.